GS Inima SAMAR planta 10 mil mudas em Araçatuba

10/10/2022
O estudo aponta que restam apenas 4% da vegetação nativa e 75% das áreas de proteção ambiental (APPs) onde corre o Ribeirão Baguaçu e afluentes estão degradadas.

A GS Inimar SAMAR encomendou à Brava Engenharia e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) o estudo “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu em Araçatuba (SP)” sobre a segurança hídrica da microbacia do Ribeirão Baguaçu, no município. O resultado foi apresentado aos Prefeitos da região – a bacia abrange os municípios de Araçatuba, Bilac, Birigui e Coroados - , sindicato dos produtores rurais, órgãos de regulação e fiscalização, entidades e autoridades municipais. Todos puderam constatar os riscos para o Ribeirão Baguaçu, principal manancial que abastece os moradores da cidade de Araçatuba.

O estudo aponta que restam apenas 4% da vegetação nativa e 75% das áreas de proteção ambiental (APPs) onde corre o Ribeirão Baguaçu e afluentes estão degradadas. As mudanças climáticas também contribuíram para piorar a situação. Em 2020, o volume de chuvas na região diminuiu 28% comparada à média histórica desde 1984. Para recuperar as áreas degradadas da microbacia é necessário o plantio de 3,9 milhões de árvores, sendo que 175 mil mudas no entorno do principal curso de água. “Nossa contribuição marca o início do processo de recuperação do Baguaçu, que só será bem sucedida se engajar o poder municipal, as empresas, entidades e sociedade dos municípios que se servem das águas” comentou Eduardo Caldeira, diretor-técnico da GS Inima SAMAR, que anunciou o plantio de 10 mil mudas de árvores ao longo de dois anos. 

O estudo recomenda identificar áreas prioritárias, fazer planejamento de paisagem para recuperar o manancial, organizar estratégia de comunicação para mobilizar a sociedade e abrir um debate com os entes envolvidos. Após a apresentação do estudo, Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GS Inima Brasil, moderou debate sobre a segurança hídrica na microbacia do Baguaçu, da qual participaram, Vitor Saback, diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, o diretor de Recursos Hídricos do DAEE e secretário executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Tietê, Luiz Otávio Manfré, o presidente do SIRAN – Sindicato Rural da Alta Noroeste, Thomas Rocco, o comissário-geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Marcio Saito e o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira. Todos se mostraram preocupados com os resultados do estudo e concordaram com a necessidade de uma articulação ampla para não colocar em risco o abastecimento urbano, as atividades do agronegócio e da indústria. Ao final do evento, os prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges, de Birigui, Leandro Maffeis, e de Bilac, Vitor Botini assinaram um termo de compromisso de cooperação para preservar a região para as futuras gerações.