Fortescue recebe Licença Prévia para projeto no Ceará

12/11/2023
A Fortescue é a primeira empresa licenciada a produzir hidrogênio verde no Ceará.

O Chairman da Fortescue, Andrew Forrest, reforçou, durante visita ao Ceará, o compromisso da empresa, produtora de minério de ferro na Austrália, com o desenvolvimento sustentável e a parceria internacional. Forrest visitou os principais atores para aprofundar a conversa sobre o desenvolvimento da indústria do hidrogênio verde e o potencial que o Brasil, e especialmente o Nordeste, tem para desenvolvê-la.

“Estou vendo que as lideranças estão comprometidas em avançar com a transição energética por meio da produção de hidrogênio verde. Por isso, um dos nossos objetivos é ter o nosso trabalho aqui no Brasil, com amônia e fertilizantes, já funcionando bem o mais rapidamente possível.”, afirmou o executivo.

Na cidade de Fortaleza, o Chairman da Fortescue, acompanhado pelo governador Elmano de Freitas, recebeu formalmente a licença prévia para o projeto de hidrogênio verde no estado. Essa parceria reforça o comprometimento conjunto com o desenvolvimento econômico sustentável e a geração de oportunidades para a comunidade local. A Fortescue é a primeira empresa licenciada a produzir hidrogênio verde no Ceará.

“Nós temos trabalhado, há um bom tempo, para garantirmos que o Ceará se transforme em um polo mundial de produção de hidrogênio verde. Hoje, nós apresentamos o esforço do Estado para que esses projetos possam se concretizar”, pontuou o governador Elmano de Freitas.

A visita de Andrew Forrest também abrangeu reuniões estratégicas com importantes líderes locais e a comunidade acadêmica. Na Universidade Federal do Ceará, ele fez a sua apresentação sobre a umidade letal gerada pelas alterações climáticas e como o seu impacto afeta as pessoas. O Chairman destacou a importância de líderes e políticas que exerçam um #PoderPositivo, para implementar a urgente transição energética.

O executivo da Fortescue também sobrevoou o Complexo Portuário do Pecém, reunindo-se com o presidente do Porto do Pecém, Hugo Figueiredo, para discutir a logística e as operações portuárias relacionadas ao projeto de hidrogênio verde.

Além disso, Forrest teve um encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, fortalecendo os laços com o setor industrial local. Uma conferência exclusiva reuniu cerca de 50 executivos da indústria do Ceará, onde o Chairman compartilhou insights valiosos sobre as oportunidades de colaboração e inovação no setor.

Andrew Forrest comentou sobre a importância desses encontros, afirmando: "O Brasil desempenha um papel vital em nossos esforços para impulsionar a produção de hidrogênio verde e avançar em direção a um futuro mais sustentável. Estamos entusiasmados com as oportunidades de colaboração que surgiram durante estas visitas".

Após a visita ao Ceará, o executivo foi a Brasília reunir-se com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutirem a parceria estratégica entre a Fortescue e o Brasil no projeto de hidrogênio verde. No encontro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para continuar trabalhando na regulamentação da indústria do hidrogênio verde, e expressou o seu apoio à iniciativa, reconhecendo o seu potencial para impulsionar a economia brasileira e promover a inovação tecnológica.

Andrew Forrest também deu a sua palestra na Universidade de Brasília, que contou com a participação de acadêmicos, estudantes e profissionais interessados no futuro sustentável da energia no Brasil e no mundo.

 

Sobre a Fortescue

 

Empresa global com sede na Austrália, a Fortescue atuará na produção de hidrogênio verde e seus derivados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Estado do Ceará, como parte do HUB de Hidrogênio Verde (H2V). Desta forma, a Fortescue visa contribuir na transformação do território cearense em um grande fornecedor mundial deste tipo de combustível verde, gerando emprego, renda e colaborando diretamente para a descarbonização do planeta.