‘Floresta sempre Viva’ disponível para download

14/06/2021
Idealizado pela Bracell, livro traz imagens da fauna e flora silvestres do litoral Norte e Agreste baiano.

O livro fotográfico ‘Floresta sempre Viva’ já está disponível para download no site www.florestasempreviva.com.br e traz imagens da fauna e flora silvestres do litoral Norte e Agreste baiano. Idealizado pela Bracell, a obra tem a parceria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema). 

A produção do livro ‘Floresta sempre Viva’ é o resultado de mais uma parceria entre a Sema, o Inema e a Bracell, a exemplo da parceria entre as instituições para o combate aos incêndios florestais nas áreas de abrangência da empresa. “Atuações conjuntas como essas que incorporam diversos saberes, educação, prevenção e promoção ambiental que fortalecem o trabalho do Governo do Estado em todo território baiano", afirma a secretária interina do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Márcia Telles. 

O presidente-executivo da Ibá, o economista Paulo Hartung, afirma que o livro é uma demonstração sobre como atuar dentro do mais moderno conceito da bioeconomia. “Aqui fica claro como o setor de árvores cultivadas, além de produzir bens essenciais para a sociedade, gerar empregos e renda e levar desenvolvimento para mais de mil municípios no Brasil, além de investir fortemente no cuidado e na educação ambiental. São 5,9 milhões de hectares preservados em todo o país, uma área maior do que o estado do Rio de Janeiro”. Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell Bahia, enfatiza que o livro mostra “uma representação da força da natureza registrada por meio de imagens que revelam, dentre tantas outras, as belezas naturais da Bahia. Cuidar da beleza natural desta terra é um compromisso que temos com o futuro, com a sociedade, com o sagrado do mundo”. 

A obra traz flagrantes de animais silvestres em remanescentes de mata nativa nas áreas da empresa na Bahia, assim como da flora. Os registros da vida selvagem são possíveis devido às iniciativas de conservação ambiental da companhia na região. O livro conta com o acervo de fotografias da Bracell, que guarda imagens produzidas por Gleison Rezende e Igor Macedo, colaboradores da empresa, por Lucas Passos, ornitólogo que atua no Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora, e pelo fotojornalista Uendel Galter. Os textos são assinados pela jornalista Scheilla Gumes.

Os registros foram feitos nas ações de campo, algumas delas dentro dos programas da Bracelll de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora e de Avistamento de Fauna. Na Bahia, a companhia preserva aproximadamente 40% do total da vegetação nativa em suas propriedades, o que representa quase 61 mil campos de futebol. Estas áreas encontram-se intercaladas com os plantios de eucalipto.