Espírito Santo que chegar à universalização em 2026

28/10/2023
Os resultados de uma parceria público-privada (PPP) já se mostram relevantes

O presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e vice-presidente Regional Sudeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Munir Abud, participou do painel “Parceiras como Instrumento para a Universalização do Saneamento” no Master Class Saneamento, realizado na Arena B3, em São Paulo, no último dia 23 de outubro. 

“O Espírito Santo conseguirá universalizar o saneamento na Região Metropolitana até 2026. Isso significa dizer que os resultados de uma parceria público-privada (PPP) já se mostram relevantes. O estado alcançará a universalização bem antes das metas do novo marco regulatório. A Cesan consegue hoje aportar R$ 4 bilhões, sendo necessários mais R$ 7 bilhões, entre despesas operacionais e investimentos. As parcerias são fundamentais para cobrir esse déficit de investimentos”, disse Munir Abud. O evento, organizado pela Hiria e a B3, reuniu líderes e especialistas do setor para discutir os temas mais prementes no cenário nacional de saneamento. 

O painel em que Abud participou teve ainda a presença de Roberto Sérgio Linhares, vice-presidente Regional Nordeste da Aesbe e presidente da Caern; Marcus Vinícius Fernandes Neves, ex-presidente da Aesbe e Presidente da Cagepa, e Carlos Nascimento, professor honorário da University College London (UCL) e coordenador geral do MBA PPP e Concessões. 

Ainda durante o evento, o coordenador Jurídico da Cesan, Mateus Casotti, participou do painel, “Parcerias público-privadas para o saneamento”, que contou ainda com a participação de um representante da FGV e do diretor de Gestão e Parcerias da Cagece. O Master Class Saneamento tem como objetivo promover debates construtivos sobre questões cruciais relacionadas ao saneamento básico no Brasil. A participação de Munir Abud e outros líderes do setor permitiu a troca de informações sobre como parcerias estratégicas podem ser utilizadas para alcançar a universalização do saneamento no País.