Consulta pública revê diretrizes para financiamento

07/03/2022
O evento buscou debater, com acadêmicos e técnicos especialistas no tema, a atualização em curso das orientações da Pasta para as atividades do setor.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), promoveu a primeira consulta pública para revisão das diretrizes de financiamento das iniciativas de manejo de águas pluviais no País. O evento buscou debater, com acadêmicos e técnicos especialistas no tema, a atualização em curso das orientações da Pasta para as atividades do setor.

“Este evento foi importante para trazer ao centro o tema da drenagem e do manejo de águas pluviais urbanas. Este é um setor com carência de investimentos e dificuldades para acessar os recursos disponíveis. Nesse sentido, estamos atualizando as nossas diretrizes de projetos e financiamentos, alinhando-as ao que existe de mais atual no mundo”, afirmou o diretor do Departamento de Financiamento de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, Alfredo de Carvalho. Na ocasião, foram realizadas três palestras sobre os aspectos institucionais do financiamento de iniciativas de manejo de águas pluviais, a experiência na análise de enquadramento das propostas e seleção de empreendimentos e a atualização das diretrizes do MDR para financiamento de iniciativas de drenagem e manejo de águas pluviais.

A expectativa é que haja outra consulta pública voltada ao setor ainda em 2022. “Nosso objetivo é trazer ao setor de drenagem brasileira um novo paradigma, com empreendimentos melhores, mais eficientes e sustentáveis e, com isso, desembaraçar o caminho para novos investimentos em todo o País”, afirmou o diretor.

Tags