Consórcio liderado pela Aegea vence leilão de PPP

24/07/2023
O leilão teve concorrência internacional e teve a participação de quatro grandes grupos

O consórcio liderado pela Aegea Saneamento venceu o leilão de Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com lance de R$ 3,19 como preço unitário por metro cúbico de esgoto, índice que será usado para remunerar a empresa pelos serviços prestados. O preço máximo definido no edital era de R$ 4,60. O deságio foi de 30,65% e o consórcio Saneamento Consultoria formado pela Aegea em parceria com a Perfin e a Kinea é o mesmo que venceu o leilão de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Cosan). 

O leilão teve concorrência internacional e teve a participação de quatro grandes grupos, como o espanhol Acciona e a Iguá, além do Consórcio Parceria Paranaense de Saneamento. O consórcio vencedor vai atuar em parceria com a Sanepar para prestar serviços de esgotamento sanitário em 16 cidades da região Metropolitana de Curitiba e no litoral do Paraná. O objetivo é garantir serviços de coleta e tratamento de esgoto para 90% da população dessas cidades até 2033, atendendo a meta estabelecida pelo Marco do Saneamento Básico. 

A concessão tem período de 24 anos e prevê obras de implantação ou ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário. A concessão é responsável também pela manutenção e a operação desses serviços. A Sanepar continuará responsável pelo atendimento ao público, pela operação dos sistemas de abastecimento de água e pelo relacionamento com o poder concedente municipal. As tarifas cobradas pelos serviços operados pela PPP serão as mesmas em todo o estado do Paraná.

“Com isso, o governo mostra que é possível à iniciativa privada participar do serviço público. O Paraná está de olho no futuro e na modernidade. Aos 60 anos, a Sanepar é reconhecida, premiada e lucrativa. Estamos determinados a antecipar o atendimento à meta de universalização do novo marco do saneamento.”, diz Carlos Massa ratinho Júnior, governador do Paraná. Para o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, a PPP é um marco histórico para o estado do Paraná. “Trabalhamos para levar saúde pública e preventiva, evitando a doença. E recebemos a missão do governador de universalizar o esgotamento sanitário no estado. Estou certo de que chegaremos a esta meta antes do prazo legal. Esta PPP é fruto de dois anos e meio de muito trabalho. Tivemos apoio da FGV e da equipe técnica da Companhia, que é a melhor equipe de saneamento do país.”