Concessionárias da Águas do Brasil reduzem perdas

12/08/2023
Concessionária alcançou o índice de menos de 25% de perdas de água,

As concessionárias Águas de Niterói e Águas do Imperador, do Grupo Águas do Brasil, assim como os municípios de Niterói e Petrópolis, receberam o prêmio ‘Casos de Sucesso e ESG’, do Instituto Trata Brasil, nas categorias ‘Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento’ e ‘Melhores Evoluções em Perdas de Água’, respectivamente. O diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, e da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriçá de Sá, participaram da solenidade, realizada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Niterói ocupa atualmente a liderança estadual e é o quarto município brasileiro em relação ao saneamento, segundo o Ranking 2023 do Trata Brasil. O crescimento aconteceu, em grande parte, devido ao programa de redução de perdas da Águas de Niterói, o Água de Valor. Por meio do programa, a concessionária alcançou o índice de menos de 25% de perdas de água, evoluindo constantemente na qualidade do serviço prestado à população niteroiense. Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa.

O atendimento com água tratada passou também de 360 mil habitantes, em 1999, para 481 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a qualidade de vida da população. Na parte de coleta e tratamento de esgoto, a cidade saltou de 35% para os atuais 95,5%. “Ao longo dos 23 anos de atuação da Águas de Niterói com o município, a concessionária investiu mais de R$ 1,3 bilhão no município. “Os resultados que vemos hoje são consequência deste investimento, da gestão e da parceria entre uma concessionária privada prestadora de serviço público, o município, e a agência reguladora”, diz Bernardo Gonçalves, diretor da Águas de Niterói.

Na região serrana, a Águas do Imperador conseguiu reduzir as perdas de água potável nos sistemas de distribuição em Petrópolis, de 39,8%, em 2012, para 24,1%, no ano de 2021. O índice está alinhado com os padrões de excelência em perdas (inferiores a 25% em perdas na distribuição). Esta redução foi possível graças ao programa Água de Valor, que visa aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, com o objetivo principal de reduzir as perdas de água, além de melhorar a medição e o controle para garantir as necessidades de abastecimento de água da população atual, sem prejudicar a garantia desse direito às gerações futuras.

Hoje, 99,1% da população urbana de Petrópolis tem acesso à água tratada e a cobertura de esgoto urbano é de 89,1%, fazendo com que a cidade ganhe destaque em relação à maioria dos municípios brasileiros. “O grande desafio de Petrópolis eram as perdas de água, por conta dos desníveis que existem na cidade. No período de dez anos, fizemos mais de 82 mil pesquisas de perdas invisíveis, com a tecnologia do Fluid. O controle da perda é essencial para a perenidade do negócio, e o Grupo já percebeu que a água é um artigo finito e precisa ser preservada” – João Henrique Tebyriça de Sá, diretor da Águas do Imperador.