Comunidade do Vidigal ganha sistema fotovoltaico

08/12/2021
A tecnologia será disseminada no Vidigal e mais moradores serão capacitados.

Uma parceria entre a ONG SER Alzira de Aleluia, Grupo FRG Mídias e Eventos, Solfortes, PHB e Solarize possibilitou a instalação de um sistema fotovoltaico de 3,6 kW na Comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. A iniciativa do projeto é de Tiago Fraga, CEO do grupo FRG e organizador do Fórum GD Sudeste, que realizou a proposta para Hans Rauschmayer, da Solarize Treinamentos, em parceria com a PHB, além de Pablo Dorneles, da Solfortes, que executou a instalação.

Hans levou a proposta à Rede Favela Sustentável, que abriga um grupo de trabalho sobre energia solar, e elegeu a ONG SER, para a realização do projeto. Após a parada forçada da pandemia, juntaram-se 20 colaboradores de cinco comunidades e do asfalto, e executaram a obra completa em cinco dias. A tecnologia será disseminada no Vidigal e mais moradores serão capacitados. Haverá outros projetos em outras comunidades que, certamente, terão desafios diferentes. ''Para o Grupo FRG foi uma honra contribuir para este projeto e beneficiar a ONG com a redução em energia elétrica, e incentivar a capacitação para que os jovens da comunidade tenham uma profissão e atuem no setor  renovável'', diz Tiago Fraga.

A energia solar aliviará as contas de energia da ONG SER Alzira de Aleluia, e o principal objetivo é levar a energia solar a toda a sociedade e beneficiar quem mais precisa. ''Na instituição, a educação e formação vêm por intermédio da inovação e nós podemos observar isso pelo crescimento da energia solar, sendo uma ferramenta de abertura em novos empreendimentos. Não importa a idade, cor ou gênero, mas sim inovar para criar'', diz Elma Maria da Silva de Aleluia, fundadora da ONG em 2003.

Tags