Complexo de Suape lança projeto Carbono Neutro

14/02/2022
O projeto prevê um inventário que irá medir o estoque de carbono na Zona de Preservação Ecológica.

O Complexo Industrial Portuário de Suape lançou o Projeto Carbono Neutro para garantir a sustentabilidade do território e de oito municípios próximos, além de contribuir na redução do aquecimento global. O acordo foi assinado no Viveiro Florestal da estatal portuária, que já produziu mais de dois milhões de mudas de 80 espécies de Mata Atlântica para reflorestamento de áreas degradadas da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC), que ocupa 59% dos 13,5 mil hectares do complexo. 

O projeto prevê um inventário que irá medir o estoque de carbono na Zona de Preservação Ecológica, enquanto o contrato Compliance Climático prevê várias ações, a exemplo da mensuração da emissão de gases de efeito estufa nos municípios do território estratégico de Suape (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Sirinhaém, Ribeirão e Rio Formoso). As empresas que ganharam a licitação foram, respectivamente, a ONG Associação Plantas do Nordeste e o Consórcio Way Carbon. 

O programa Suape Carbono Neutro está dentro das diretrizes do Governo de Pernambuco em torno do desenvolvimento sustentável, para atração de futuros investimentos com equilíbrio ambiental, adequando o complexo para implementar ações permanentes de combate ao efeito estufa, que vem castigando o Brasil e o mundo com fenômenos climáticos trágicos, a exemplo de inundações, desertificação e aumento da temperatura terrestre. “Com esses programas consolidados, vamos partir para as ações e mitigações necessárias para transformar Suape num Porto Verde, tendo como meta principal a sustentabilidade do nosso território, para benefício da cadeia produtiva, do meio ambiente e das populações do entorno”, pontuou o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, disse que a atual administração de Suape e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico avançaram na área de sustentabilidade da gestão portuária. “Suape tem conseguido atingir índices importantíssimos no ranking de portos mais sustentáveis do Brasil e o Projeto de Carbono Neutro demonstra o quanto as empresas públicas de Pernambuco, que são muito importantes para a infraestrutura logística do Estado, têm compromisso socioambiental”, afirmou. 

O Viveiro Florestal é o berço da Zona de Preservação Ecológica e um indicador estratégico para minimizar qualitativa e quantitativamente o carbono na atmosfera, integrando os vários compartimentos do ecossistema florestal. “Com esse programa e demais ações socioambientais em curso no território, estamos em completa sintonia com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, programa da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual somos signatários", afirmou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti. 

O Viveiro Florestal de Suape, que ocupa 1,7 hectare às margens da rodovia PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, tem capacidade para produzir cerca de 450 mil mudas por ano. No espaço, são cultivadas 80 espécies da Mata Atlântica. As mudas são plantadas na Zona de Preservação Ecológica do Complexo, nas ações de reflorestamento da empresa. O equipamento, que também é palco para os cursos ofertados pela estatal às comunidades do entorno, é abastecido por energia limpa, por meio da captação realizada por 22 placas fotovoltaicas instaladas no local desde maio de 2021.