Compesa instala dispositivos para melhor eficiência operacional em Petrolina

04/07/2023
O sistema conta com o apoio de clientes residenciais parceiros

A Companhia Pernambucana de saneamento (Compesa) conclui a instalação de dataloggers para melhorar a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água de Petrolina. Os dispositivos são capazes de monitorar e registrar, remotamente, a situação de abastecimento da cidade. “Esse sistema facilita muito a operação no dia a dia, pois conseguimos controlar em tempo real as pressões na rede, o tempo de abastecimento e até vazamentos de grande porte”, informa o Gerente de Unidade de Negócios São Francisco, Alex Chaves.

Os equipamentos foram implantados em pontos estratégicos das áreas de abastecimento da zona urbana e rural na cidade de Petrolina. Uma equipe escolhe a residência onde o aparelho é instalado, com autorização do cliente, que automaticamente torna-se cliente parceiro. A dona de casa Damires da Silva concordou ser uma cliente parceira e destacou a importância de contribuir para a melhoria do abastecimento do bairro que mora: “ Me sinto privilegiada em participar, pois tenho muito interesse que a água chegue todos os dias em minha casa”, afirmou.

A utilização de dataloggers fornece ainda subsídios para diagnósticos e elaboração de projetos para melhorar o abastecimento, garantindo que a água chegue com a pressão adequada à população.  O sistema que monitora o abastecimento utilizando tais equipamentos foi desenvolvido pela Compesa em março do ano passado. Os indicadores apresentados pelos dataloggers são consolidados no Portal Cooperação, um ecossistema inovador de soluções.