Cartilha para alertar sobre escassez e energia

28/06/2021
O material mostra o cenário hidrológico atual, explica a importância da água e das hidrelétricas para a geração da energia elétrica no Brasil.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram a cartilha “Escassez Hídrica e o Fornecimento de Energia Elétrica no Brasil”, com o objetivo de facilitar o entendimento sobre a situação hídrica atual do País. 

O material mostra o cenário hidrológico atual, explica a importância da água e das hidrelétricas para a geração da energia elétrica no Brasil e a relação entre as hidrelétricas e os demais usuários da água.  Nesse contexto, a EPE discute a importância de se flexibilizar as restrições operativas nesse momento e as ações em curso desde 2020 para garantir a oferta de energia elétrica. 

A cartilha compara também a matriz elétrica e a evolução das linhas de transmissão instaladas no Brasil, que duplicou de extensão entre 2001 e 2020.

Além disso, a cartilha apresenta como a sociedade pode contribuir em meio a este cenário. O MME e a EPE afirmam que é necessária a contribuição de todos os brasileiros para atravessar esse período da melhor forma possível. A cartilha pode ser acessada pelo https://www.epe.gov.br/sites-pt/sala-de-imprensa/noticias/Documents/infogr%c3%a1fico.pdf ou abaixo: