Captação de US$ 500 milhões em títulos sustentáveis

02/05/2022

Por meio de sua subsidiária Aegea Finance, a Aegea Saneamento concluiu a captação de US$ 500 milhões em títulos sustentáveis – os chamados sustainability- linked bonds (SLB). Os títulos sustentáveis são instrumentos de dívida atrelados ao alcance de metas de sustentabilidade e que têm as características financeiras vinculadas a esses compromissos pactuados entre as partes.

Com a iniciativa, a Aegea é a primeira empresa do setor de saneamento a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, e a primeira brasileira a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança. “A conclusão desta emissão reforça a confiança do mercado de capitais em nosso modelo de negócios e em nossa capacidade de execução. A emissão faz parte da nossa estratégia de gestão de capital, com foco no alongamento do prazo médio da nossa dívida, levando em consideração nossa estratégia de crescimento”, diz André Pires, CFO da Aegea Saneamento. 

Pires diz que a captação irá manter o engajamento da empresa com os compromissos ESG e de universalização dos serviços de água e esgoto nos municípios onde a Aegea atua. 

A Aegea definiu metas que reforçam sua visão de atuação sustentável, eficiente e com iniciativas que valorizam a diversidade. São três as metas SLB Aegea que devem ser alcançadas até 2030: a primeira é a redução do consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico. “Nossa matriz elétrica já é composta 94% por fontes renováveis, e agora vamos em busca de reduções ainda mais relevantes em nosso consumo de energia. Essa meta de redução é importante no pilar da sustentabilidade dos nossos negócios a longo prazo e será um impulso aos avanços que já promovemos nas concessões onde operamos. São investimentos relevantes nos programas de redução de perdas e em tecnologias mais eficientes nos processos”, afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

Atualmente a Aegea possui um amplo Programa de Eficiência Energética e de Redução de Perdas de Água. Em 2021, a redução no índice de perdas representou cerca de 39 bilhões de litros de água poupados, o suficiente para abastecer 970 mil pessoas por 1 ano. As outras duas metas são aumentar de 32% para 45% a participação de mulheres em posições de liderança e o crescimento dos atuais 17% para 25% de negros ocupando cargos de chefia. “Como uma empresa prestadora de serviços, a Aegea quer refletir em seu quadro de funcionários a diversidade racial observada na população brasileira, reforçando a confiança da sociedade em suas entregas e atividades”, completa Radamés.