Cagece avança em projeto da Dessal

02/09/2023
Audiência contribuiu para mais um avanço da Cagece para transformar água marinha para o consumo humano

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) participou de audiência pública para a apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da planta de dessalinização de Fortaleza (Dessal) no último dia 25 de agosto. O evento promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) teve a presença de representantes da Cagece, de outros órgãos públicos e ambientais, líderes comunitários, sociedade civil e os demais interessados. 

Os estudos mostraram a viabilidade do projeto e a audiência contribuiu para mais um avanço da Cagece para transformar água marinha para o consumo humano. As próximas etapas consistem na obtenção da Licença Prévia (LP) e da Licença de Instalação (LI), que permite o início das obras. “Para abastecimento humano, essa vai ser a maior da América Latina. É um projeto bem ousado e inovador, mas necessário porque a gente precisa abastecer a população”, disse o presidente da Cagece, Neuri Freitas. 
O projeto da Dessal tem como meta diversificar a matriz hídrica do estado, que historicamente convive com períodos de seca. Presente no evento e atuante nas discussões durante a realização da audiência, a dona de casa e moradora da praia do Futuro há 40 anos, Maria de Lourdes, compreende a importância da construção do equipamento e os impactos positivos do projeto. “Entendo que além de ser uma obra que vai nos trazer abastecimento, teremos também empregos gerados para nossa comunidade. Só teremos a ganhar com a construção dessa usina”, explica.