Cagece apresenta PPP aos municípios

25/06/2023
Objetivo é universalizar os serviços de esgotamento sanitário em sete municípios cearenses

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou uma série de reuniões com os municípios contemplados no bloco 2 da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Ambiental Ceará para universalizar os serviços de esgotamento sanitário em sete municípios cearenses até o ano de 2033. O primeiro encontro aconteceu em Caucaia no dia 16 de junho, município com previsão para receber investimentos de R$ 672 milhões. A Cagece alega que as reuniões visam apresentar as etapas da PPP, as atribuições de cada empresa, além de abrir diálogo com as prefeituras para uma experiência exitosa na realização dos serviços. “Estamos apresentando o projeto que se estenderá pelos próximos 30 anos, mas no prazo de dez anos já teremos os serviços de esgotamento sanitário universalizados”, ressaltou o diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda.

Para o diretor-presidente da Ambiental Ceará, o projeto é transformador para qualquer município cearense, pois gera impacto  na saúde, na geração de emprego, na educação, na valorização imobiliária e no turismo. “Por isso é tão importante à parceria entre a Ambiental, a Cagece e as prefeituras. Somente dessa forma será possível fazermos juntos grandes entregas no menor tempo possível”. Já o secretário de Infraestrutura de Caucaia, André Vasconcelos, demonstrou satisfação em receber as comitivas da Cagece e da Ambiental. “Ficamos felizes com o encontro que possibilita estreitar relações e conhecimentos para viabilizar benefícios para a população com o mínimo de contratempos”. As próximas reuniões serão nos municípios de Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Fortaleza.

Com a PPP, a Cagece continua responsável pelo abastecimento de água e o relacionamento com o cliente, além de acompanhar contratos relativos aos serviços de esgotamento sanitário, a interação com as agências reguladoras e as prefeituras. Já a Ambiental Ceará passa a ser responsável pelos serviços comerciais, como substituição de hidrômetros, padronização de ligações, atualização cadastral, fiscalização e combate às fraudes, além das obras de modernização e manutenção do sistema de esgotamento sanitário.