ArcelorMittal doa terreno para Cesan construir EPAR

02/09/2023
A área doada tem 11 mil m².000 e está localizada no município da Serra

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou do evento de oficialização da doação de terreno da ArcelorMittal Tubarão para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para a implantação de uma nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A área doada tem 11 mil m².000 e está localizada no município da Serra.

O terreno vai abrigar a estação para tratamento do esgoto sanitário e destinação da água de reúso para utilização industrial. A área doada pode ser ampliada no futuro para 21.340 m². A medida vai permitir que, após o pleno funcionamento da estação, o Governo capixaba implante o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para tratamento de esgoto sanitário para fins de reúso industrial. “Com o reúso, teremos um volume significativo de economia de água. É uma inovação da nossa parceria com a iniciativa privada. Até 2027, vamos universalizar o esgotamento sanitário da Grande Vitória. Ter qualidade de vida é muito importante! Para nós que debatemos o futuro da economia do País e de nosso Estado, sabemos que precisamos avançar também na qualidade de vida dos cidadãos”, pontuou o governador Casagrande.
 
O CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, disse que o terreno demonstra o comprometimento da siderúrgica em participar de forma ativa do projeto. “Somos referência em gestão hídrica, com uma série de investimentos nesta área. Já temos a maior unidade de dessalinização de água do mar em operação do Brasil, e agora seremos a primeira empresa capixaba a utilizar em nossos processos industriais água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário”, explicou. 

A nova estação terá capacidade de produzir um volume de água de reuso de 720 m³/h, o que equivale a 300 l/s. Pelo acordo, o volume de água produzido a partir do tratamento de esgoto será adquirido pela ArcelorMittal e utilizado para fins industriais. O fornecimento será por meio de um contrato de 30 anos. De acordo com o diretor presidente da Cesan, Munir Abud, a nova estação permitirá poupar a captação de água do Rio Santa Maria da Vitória, além de proporcionar uma destinação para a água de reuso. “Esses 300 litros por segundo dariam quase 3.800 piscinas olímpicas por ano que deixam de ir para natureza e passam a ter uma destinação nobre”, enfatizou.

A medida reforça o compromisso da Cesan com a gestão hídrica do estado, já que vai reduzir ainda mais a quantidade de água do Rio Santa Maria da Vitória utilizada pela produtora de aço, disponibilizando um volume maior do recurso para a população. Participaram do encontro também o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; e o promotor de Justiça, Marcelo Lemos Vieira, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).