Ambipar Latam desenvolve projeto GIRI no Chile

24/01/2022

A Ambipar Participações e Empreendimentos comunica que a Ambipar Environmental Latam (antiga Disal), iniciou a construção do Projeto GIRI localizado na cidade de Santiago, no Chile. O GIRI será uma planta de classificação, pré-tratamento e preparação para reciclagem e valorização de resíduos com capacidade de 60 mil toneladas anuais, com faturamento líquido, potencial, de US$ 8 milhões e margem EBITDA potencial de 70% ao ano. 

O investimento do projeto GIRI será de aproximadamente US$ 18 milhões e a entrada em operação está prevista para o início de janeiro de 2023. O Projeto GIRI tem como objetivo endereçar as novas tendências em gestão de resíduos e políticas públicas ambientais do Chile, conforme determinado pela Lei de Responsabilidade Estendida do Produtor (REP sigla em espanhol), publicada em 2021, que visa garantir a recuperação dos resíduos industriais e domésticos separados na origem, especialmente os recicláveis, com o objetivo de garantir destinação correta do resíduo.

“Vamos construir mais quatro pequenas plantas GIRI, em áreas com atividade industrial em torno das capitais regionais do norte, centro e sul do Chile, com o objetivo de facilitar a separação e valorização do resíduo, sem a necessidade de transporte do mesmo”, explica Matias Lagos, CEO da Ambipar Environmental Latam.

Para a Ambipar, o GIRI está alinhado com a estratégia de expansão e inserção de novas tecnologias e serviços na América Latina, através de soluções completas de gestão, valorização dos resíduos, transformação em novos produtos reciclados, dando um novo início ao que antes era descartado.