Ambipar lança Selo Verde no âmbito da PNRS

05/07/2022
Chancela atesta que a empresa cumpriu a legislação, inclusive os requisitos da PNRS e que pode possuir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular.

O Grupo Ambipar lançou a Ambipar Certification, empresa especializada em serviços de certificação e que realizará atividades de avaliação em diferentes tipologias de esquemas para produtos, serviços e processos, a fim de verificar o cumprimento e atendimento às normas e requisitos legais. 

A Ambipar Certification é um Organismo de Certificação (OCP) pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) e irá conceder o Selo Verde – chancela que atesta que a empresa cumpriu a legislação, inclusive os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e que pode possuir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular. Dessa forma, o Selo Verde irá agregar mais valor ao negócio e contribuir para que as organizações alcancem regularidade e excelência em sua gestão. Segundo Elaine Cristina Moreira, Diretora Técnica da Ambipar Certification, a certificação qualifica quanto às práticas de “Aterro Zero” e “Economia Circular” das empresas auditadas, ratificando sua excelência e comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, além de aparecer em um momento onde o mercado busca excelência em processos e qualidade em produtos. “Cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento de seus processos. Esse caminho é extremamente importante, quando pensamos, por exemplo, na questão dos resíduos e nas transformações que devem ocorrer mais fortemente ao longo dos próximos anos. Neste sentido, a Ambipar Certification vem para colaborar com as empresas comprometidas com a proteção do meio ambiente e com o atendimento das leis ambientais” – destaca a executiva.

Submetido a auditorias independentes e específicas para a certificação de serviços ou processos - conforme estabelece as NBR 17.065 e NBR 17.067 - o Selo Verde gera mais confiabilidade e segurança às empresas avaliadas e habilitadas pela Ambipar Certification. Com a chancela, as empresas serão reconhecidas como padrão no gerenciamento dos resíduos gerados na sua cadeia, sendo inclusive consideradas benchmarking para todo seu segmento. 

Elaine diz que o certificado é sinônimo de atendimento às normas ambientais e confiabilidade nos processos de gerenciamento de resíduos. Para renovar o Selo Verde, além de manutenções periódicas anuais as empresas serão reavaliadas a cada três anos e novamente submetidas aos processos de análise para averiguar o atendimento às diretrizes e requisitos exigidos, bem como à PNRS. Se aprovada, a empresa novamente recebe o selo.

A primeira empresa a receber o Selo Verde Ambipar Certification foi a Titan Pneus. O processo para a certificação começou em maio de 2022, sendo a auditoria realizada um piloto do Selo Verde, que contou com a confirmação do avaliador e especialista do INMETRO. “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa a receber o Selo Verde da Ambipar. Além de cumprirmos com todas as normas legais para uma indústria localizada na cidade de São Paulo, somos referência em ações relacionadas ao meio ambiente e sociais - temos estações de tratamentos próprias, medições diversas e trabalhamos muito para nos tornarmos uma empresa Aterro Zero. Queremos fazer a diferença para futuro das próximas gerações”, comemora Edson Tebaldi, diretor geral da Titan Pneus. A empresa atua há mais de 100 anos de atuação no mercado norte-americano e realiza vendas em 85 países. Produz pneus de alta qualidade, resistência, desempenho e durabilidade para veículos como caminhão e camioneta convencional, além de uma ampla linha agrícola, florestal e fora de estrada.