A água no centro das atenções da indústria

28/05/2023
96% da água utilizada pela indústria siderúrgica nacional é proveniente de processos de reúso

Desde o surgimento do planeta Terra há quase 3,5 bilhões de anos, a água é essencial para a manutenção da vida do ser humano e no desenvolvimento de diversas outras atividades, incluindo a industrial, com a data comemorativa em 25 de maio. Apesar de já utilizar água há anos, somente nas últimas décadas que se desenvolveram e disseminaram metodologias capazes de mitigar o impacto ambiental dessas atividades.

Uma destas práticas é o reúso de água adotada por diversos setores intensivos. Segundo dados do Instituto Aço Brasil, 96% da água utilizada pela indústria siderúrgica nacional é proveniente de processos de reúso. O aumento desses números nos últimos anos culminou na redução da captação de água e do lançamento de efluentes. O Instituto Brasileiro de Mineração também revela bons resultados na reciclagem e recirculação de água nas plantas de mineradoras de vários segmentos. Os números podem chegar a até 90% em mineração de ferro, ouro e carvão mineral, por exemplo.

Com a adoção do reuso da água, a indústria conseguiu reduzir o lançamento de contaminantes para o meio ambiente e a solução passou a ser a mais viável a ser empregada , quando se trata de sustentabilidade, pois pode contribuir de forma relevante para a redução de custos. Um exemplo de grande consumidor de água é o setor têxtil e o de confecção, que tem redobrado a atenção em relação à gestão de seus efluentes, por meio de soluções ambientalmente corretas, de modo que o precioso líquido possa ser devolvido à natureza, reaproveitado nas próprias fábricas e, de alguma forma, volte ao uso útil e não engrosse as estatísticas do desperdício e da poluição ambiental. 

Nesses casos, o reúso, por exemplo, pode proporcionar economia superior a 70% nos custos com o indispensável insumo hídrico. A terceirização do processo é visto como o caminho mais eficiente, econômico e sem riscos de descumprimento da legislação para se chegar a números expressivos, sendo. um serviço altamente especializado, que exige tecnologia adequada e know how.