59% da indústria automotiva considera difícil atender metas até 2040

30/09/2023
Desafios são nova cadeia de suprimento de baterias, altos níveis de investimento, escassez de matérias-primas e infraestrutura

Segundo pesquisa mundial encomendada pela ABB Robótica e pela publicação do setor automotivo, Automotive Manufacturing Solutions, 59% das empresas acreditam que não serão capazes de atingir as metas para uma produção de veículos 100% elétricos dentro dos prazos regulamentares. Os entrevistados destacaram como desafios de adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, preocupações com os altos níveis de investimento de capital necessários, escassez de matérias-primas, infraestrutura adequada e falta de capacidade de rede.

Apesar da dificuldade, 28% consideram os prazos alcançáveis, enquanto 18% acreditam que as metas atuais nunca seriam atingidas. Apenas 11% acreditam que todas as metas regionais para a adoção de VEs até 2030-2040 são realistas. "A indústria automotiva está ciente das pressões e dificuldades envolvidas no cumprimento dos cronogramas regionais propostos para atingir a produção total de veículos elétricos", disse Joerg Reger, diretor global da linha de negócios automotivos da ABB Robótica.

Segundo Reger, a  automação é fundamental para tornar a produção mais resiliente, eficiente e rápida para atingir essas metas, e é por isso que a ABB observa uma alta demanda pelos robôs especializados em montagem de ‘powertrain’ de veículos elétricos da empresa. “Essas soluções reduzem radicalmente os tempos de desenvolvimento, melhoram a flexibilidade, simplificam ainda mais o processo de produção e, por fim, reduzem os custos de fabricação."

A pesquisa destacou ainda os desafios envolvidos na adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, citada como uma barreira importante por 19% dos entrevistados, enquanto 16% estavam preocupados com os altos níveis de investimento de capital necessários. A escassez de matérias-primas, a infraestrutura adequada e a falta de capacidade da rede elétrica também estavam no topo da lista de problemas a serem resolvidos. Por outro lado, a falta de infraestrutura de carregamento foi citada como a maior restrição à adoção de VEs por mais de um quarto (26%) dos entrevistados, enquanto 17% destacaram os altos preços dos veículos como a principal barreira ao crescimento dos VEs.

A ABB Robótica continua a liderar o desenvolvimento e a implementação de células de produção flexíveis e modulares que são conectadas digitalmente e em rede, e atendidas por robôs móveis autônomos inteligentes. Essa automação flexível oferece uma solução para a escassez de mão-de-obra e pode ser ampliada ou reduzida, a depender da demanda por um veículo específico, ou reimplantada em uma fábrica, evitando a necessidade de gastos significativos de capital. O software de programação e simulação RobotStudio da ABB evita qualquer interrupção na produção, permitindo que os usuários criem, testem e refinem a configuração de seus robôs virtualmente, antes que um único robô seja implantado. "A pesquisa confirma os desafios do setor automotivo - que a fabricação está sob pressão e as cadeias de suprimentos interrompidas estão sob considerável pressão", disse Daniel Harrison, analista automotivo da Automotive Manufacturing Solutions.

Quando questionados sobre o fornecimento de manufatura sustentável, os líderes do setor foram mais positivos, com 80% prevendo que a sustentabilidade é alcançável. Apenas 4% achavam que isso não seria possível. Dos pesquisados, apenas os americanos (16%) consideraram que a conformidade regulamentar era um obstáculo importante (em comparação com 7% na Europa e apenas 5% na Ásia). No entanto, quase um quarto (24%) de todos os entrevistados sugeriu que o alto investimento de capital necessário era o principal desafio para se obter uma produção sustentável.

Com os robôs se tornando cada vez mais fáceis de acessar, integrar e usar - especialmente com o desenvolvimento de robôs colaborativos e softwares como o RobotStudio da ABB, que torna o planejamento e a programação mais rápidos e mais eficientes - a automação será o principal facilitador para a produção sustentável. A pesquisa da ABB inclui cerca de 600 especialistas globais do setor, de fabricantes de veículos e suprimentos em todos os níveis de gerenciamento, engenharia e outros profissionais importantes em todo o mundo automotivo. Maiores informações sobre a Pesquisa de Perspectivas de Produção Automotiva da ABB & AMS e dos infográficos podem ser conferidos no https://new.abb.com/products/robotics/initiatives/abb-ams-automotive-manufacturing-outlook-survey