Telhas da Eternit recebem patente verde

10/08/2022
Processo de fabricação de módulo de captação de energia solar utilizado nas telhas fotovoltaicas da empresa foi patenteado.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu registro de patente verde à Eternit para o processo de fabricação de seu módulo de captação de energia solar utilizado nas telhas fotovoltaicas da empresa. Com a tecnologia patenteada, o grupo passa a deter o direito exclusivo de sua exploração comercial no Brasil. “Essa conquista demonstra não apenas a competência da Eternit, mas a capacidade da comunidade científica brasileira de desenvolver uma tecnologia de ponta e que é motivo de orgulho para nós”, destaca Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit.

Até obter a patente verde a Eternit passou por três anos de testes e melhorias para que desenvolvesse um processo de fabricação único no mercado, que permita que o módulo de captação de energia solar seja aplicado sobre suas telhas de concreto e de fibrocimento, obtendo excelente performance mesmo em altas temperaturas. “Conseguimos desenvolver localmente uma tecnologia adequada ao mercado nacional com materiais brasileiros. Isso também abre a possibilidade de utilização desta mesma tecnologia para outras aplicações para além das telhas”, acrescenta Luiz Lopes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit.

O próximo passo para a Eternit é ampliar a patente para aproximadamente 20 países da América Latina, América do Norte, Ásia e Europa. A ideia é garantir a propriedade intelectual e, potencialmente, licenciar a tecnologia para outros fabricantes e mercados, ampliando suas frentes de negócio. Atualmente, a Eternit possui duas linhas de telhas fotovoltaicas. Desde agosto de 2021, a empresa comercializa as telhas de concreto Tégula Solar e, no final de 2021, recebeu registro do Inmetro para implementar projetos piloto da primeira telha de fibrocimento do Brasil, a Eternit Solar. Este modelo poderá ser instalado em pequenos comércios, estabelecimentos públicos como escolas e hospitais, casas populares, construções voltadas para o agronegócio, entre outras possibilidades, democratizando o acesso à energia renovável no Brasil. 

As duas linhas de telhas da Eternit são produtos de fácil instalação, seguros e mais disruptivos do que as atuais soluções do mercado, o que, segundo a empresa, alia eficiência, durabilidade e tecnologia de ponta. Além disso, por possuírem os módulos fotovoltaicos integrados às telhas, prezam pela melhor estética e menor peso no telhado não interferem na arquitetura dos imóveis. Ambos os modelos de telhas são parte da estratégia da companhia de construção de um portfólio de produtos sustentável e inovador.