Tecnologia inovadora para remover carbono da atmosfera

08/03/2023
Objetivo é remover e estocar dióxido de carbono da atmosfera

A CSIRO, agência australiana de ciências, anunciou o lançamento do seu programa de pesquisa CarbonLock, no valor de US$ 20 milhões, para desenvolver meios inovadores para remover o carbono da atmosfera de forma permanente.

O CarbonLock é um dos vários programas da CSIRO que compõem a Future Science Platforms (FPS), que objetiva futuras descobertas em áreas novas e emergentes da ciência. O foco é como a Austrália pode criar tecnologias de emissões negativas para remover e estocar dióxido de carbono da atmosfera. Estas tecnologias são parte essencial das ferramentas para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa.

De acordo com o Dr. Andrew Lenton, diretor do programa CarbonLock da CSIRO, as tecnologias para reduzir emissões desempenharão um papel central no suporte às políticas australianas de transição para as emissões zero. “Essas tecnologias são críticas para a meta da Austrália de atingir zero emissões, porque elas oferecem um promissor caminho para limitar o aquecimento global bem abaixo de 2oC acima dos níveis pré-industriais”, disse Lenton, acrescentando que o CarbonLock está focado no desenvolvimento na próxima geração de estocagem permanente de carbono para complementar as pesquisas já conduzidas baseadas em soluções de estocagem de carbono na natureza e captura e estocagem geológicas de carbono.

O CarbonLock também está explorando a Direct Air Capture (Captura Direta do Ar) , uma tecnologia em estágio inicial que captura dióxido de carbono do ar e estoca para uso futuro. “Nossa pesquisa investigará novos materiais que podem acelerar e ampliar a DAC, incluindo treinamento de Inteligência Artificial para desenvolver novos materiais compósitos”, acrescentou o pesquisador. 

Ele disse, ainda, que a CSIRO está analisando o imenso potencial da carbonatação mineral in-situ, o que envolve transformar o dióxido de carbono em rocha através da reação do carbono da atmosfera com rocha para formar uma nova rocha, “em que a Austrália leva grande vantagem”.

O cientista-chefe da CSIRO, Professor Bronwyn Fox, afirmou que a CarbonLock integra toda a ciência na próxima geração do bloqueio permanente de carbono, cobrindo captura, estocagem de carbono, e integração desses sistemas e complementará outras iniciativas da CSIRO como a Toward Net Zero Mission.

“O CarbonLock é um excelente exemplo do esforço de descobertas científicas da CSIRO e colaboração com parceiros para criar soluções inovadoras que enfrentem as ameaças das mudanças climáticas, oferecendo o melhor de nossa ciência para transformar a indústria, impulsionar a economia e, por fim, melhorar a qualidade de vida para todos os australianos”, disse Fox.