Senai atesta qualidade de amostras de águas

05/10/2022
Os resultados que atingiram alcançaram 100% de conformidade para todos os laboratórios demonstraram o excelente controle de qualidade da água.

Após concluir o programa de ensaios de proficiência (PEP), o Instituto Senai de Tecnologia atestou a precisão das análises de amostras de água tratada e de efluentes sanitários realizadas no laboratório central da Embasa, em Salvador, e nos laboratórios regionais de Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Itabuna, Jequié, Itamaraju e Vitória da Conquista. 

Os resultados que atingiram alcançaram 100% de conformidade para todos os laboratórios demonstraram o excelente controle de qualidade da água distribuída à população atendida e dos efluentes resultantes do tratamento de esgoto. “Alcançamos resultados satisfatórios em todos os 24 parâmetros avaliados, incluindo análises físico-químicas e bacteriológicas em amostras de água tratada e efluentes. Para os parâmetros etilbenzeno e cobre, alcançamos o melhor resultado entre todos os participantes, o que só reflete a qualificação técnica das equipes dos laboratórios da Embasa”, disse Júlio César Mato Grosso, supervisor da Gerência de Controle e Qualidade da Água da Embasa. 

Os Ensaios de Proficiência, regulados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), são considerados as ferramentas mais importantes para aferir a confiabilidade dos laboratórios e consistem na comparação do desempenho técnico de laboratórios de todo o Brasil, por meio das análises de amostras de água tratada e efluentes enviadas por um provedor, neste caso, o Instituto Senai de Tecnologia. A portaria de potabilidade da água vigente (PRC nº 05/2017) determina que as análises laboratoriais para controle da qualidade da água para consumo humano podem ser realizadas em laboratório próprio, desde que estes comprovem a existência de sistema de gestão da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025 (Art.: 20). 

Já a NBR ISO/IEC 17025 exige dos laboratórios de controle da qualidade que monitorem o seu desempenho por meio de comparação com resultados de outros laboratórios, incluindo a participação em ensaios de proficiência. “O resultado alcançado serve para demonstrar a confiabilidade dos resultados analíticos produzidos pelos laboratórios de controle da qualidade da Embasa. O resultado vai além do cumprimento de exigências legais, regulatórias e normativas, ele qualifica os laboratórios de controle da qualidade para avançar no processo de acreditação junto ao INMETRO”, sinaliza o gerente de Controle de Qualidade da Embasa, Fabrício Tourinho.