Rio+Limpos retira quase 300 kg do rio Tapajós

24/01/2022
Grupos de voluntários percorreram a pé e nos barcos cinco quilômetros de área, e encontraram muito material deixado pelos turistas.

Na primeira quinzena de janeiro, mais de 80 voluntários participaram do mutirão de limpeza do rio Tapajós, em Santarém (PA). Foram retirados quase 300 kg de lixo numa ação do programa Rios+ Limpos, do Ministério do Meio Ambiente, na região de Alter do Chão. 

Grupos de voluntários percorreram a pé e nos barcos cinco quilômetros de área, e encontraram muito material deixado pelos turistas. “Garrafas, plásticos, papel, tampas de metal, enfim, uma série de produtos, que não tinham que estar na praia do rio. Então, a mensagem que a gente deixa para todos os turistas e banhistas é: quando vier ao rio, leve seu lixo com você e descarte de forma adequada, contribuindo assim para que a gente tenha rios mais limpos”, destacou o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França, que também participou do mutirão. 

O programa “Rios +Limpos” foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro de 2021. Em apenas quatro meses, seis mutirões foram realizados com a mobilização de mais de 650 voluntários. Foram retiradas 15,5 toneladas de lixo de importantes rios brasileiros, com destaque para ação no Pantanal, que retirou de uma só vez 10 toneladas de resíduos de rios da região. O programa faz parte da Agenda Ambiental Urbana e tem o objetivo de incentivar ações de despoluição dos rios, limpeza e coleta de lixo, além da implementação de sistemas de tratamento adequado.