Rede Brasil lança HUB ODS no Amazonas

07/03/2022
O Pacto Global tem outros HUBs em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU lançou o HUB ODS, caminho de atuação regional do Pacto Global, que tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Amazonas. O HUB ODS Amazonas tem parceria do Instituto Soka Amazonia e é o quinto HUB lançado, sendo o primeiro na Região Norte do Brasil. O Pacto Global tem outros HUBs em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

Com os HUB ODS, a primeira iniciativa com esse modelo no mundo, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar ainda mais a sua rede, que já tem mais de 1.500 signatários, e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do País. “O setor empresarial, cada vez mais, entende que é fundamental atuar em alinhamento com os ODS e que a sustentabilidade deve fazer parte das estratégias de negócios. Mas é importante lembrar que cada empresa, estado e cidade tem suas particularidades e necessidades. Por isso é fundamental termos estratégias locais de atuação. Sabemos o quanto o Amazonas, pela questão da floresta, mas também dos povos originários, do polo industrial e outras características é chave para que consigamos atingir os ODS, fundamentais para o nosso futuro e também para o presente”, afirmou Helen Pedroso, diretora de relações institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

No programa, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU firma parcerias com organizações ou redes já existentes, em acordos exclusivos de atuação em cada estado. Com isso, serão feitos diagnósticos e estudos sobre os ODS mais relevantes nas regiões, chegando até em níveis municipais. “Os Hubs são uma forma única de atuação do Pacto Global no mundo. O Brasil tem atualmente a segunda maior rede local, sendo a que mais cresce, e entendemos que a localização dos ODS em cada região será fundamental para avançarmos ainda mais nessa agenda”, afirmou Helen. O HUB ODS Amazonas foi lançado em evento online, com as presenças de Thiago Terada, Diretor Presidente da Águas de Manaus (AM) e Águas de São Francisco (PA); Akira Sato, Diretor Presidente do Instituto Soka Amazônia; Phelippe Daou Junior, CEO do grupo Rede Amazônica; Wilson Perico; e Helen Pedroso, Diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global.