Ramal do Apodi beneficiará 750 mil pessoas

28/06/2021
As águas do São Francisco serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinaram a Ordem de Serviço para início da construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. A cerimônia ocorreu em Pau dos Ferros (RN). O Ramal levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9). O investimento é de R$ 938,5 milhões e o projeto beneficiará 750 mil pessoas. 

A destinação de água do Projeto São Francisco à Bacia do Apodi está prevista desde o ano de 2004, quando foi elaborado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento. 

As águas do São Francisco serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará em intervenção futura. 

Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo. A infraestrutura do projeto contará ainda com três áreas de controle, 23 trechos de canais, com extensão de 96,7 km, sete aquedutos, oito rápidos e um túnel. 

O Rio Grande do Norte será o estado com a maior quantidade de municípios beneficiados. A porta de entrada será Major Sales, de onde segue para o Rio Apodi, que banha Mossoró, segundo maior município do estado e importante polo regional do Nordeste.

Barragem Poço de Varas

O MDR também assinou Ordem de Serviço para a revisão do Projeto Executivo da Barragem Poço de Varas (Rio Encanto), localizada no município de Coronel João Pessoa (RN). Elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em 2011, o projeto precisa passar por atualização do levantamento cadastral e estudos ambientais. O investimento federal nesta primeira etapa será de R$ 1,07 milhão.

A barragem vai beneficiar 42,4 mil pessoas com abastecimento de água, além de contribuir com pequena irrigação, piscicultura e lazer. Os municípios atendidos pelo empreendimento serão Venha Ver, São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Coronel João Pessoa. O barramento terá capacidade de acumular 25,8 milhões de m³ de água.