Projetos reconhecidos pelo Semad Recomenda

29/11/2021
O selo Semad Recomenda reconhece iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) entregou o Selo Semad Recomenda 2021 à Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes no Vale do Jequitinhonha, pelos programas “Manejo Integrado de Pragas” e “Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita”, ambos na categoria Instituição Privada. Este é o segundo ano consecutivo que a empresa é indicada. 

Criado em 2020, o selo Semad Recomenda reconhece iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, melhorias no saneamento, adoção de fontes de energia sustentável, ações de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico, entre outros objetivos definidos no Edital e na Resolução Conjunta do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A análise, apreciação, vistoria e julgamento dos projetos inscritos é feita de forma técnica e isenta por uma comissão permanente formada por representantes da Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o apoio de áreas técnicas dos órgãos ambientais estaduais definidas de acordo com o tema de cada projeto. 

Através do Programa “Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, a Aperam BioEnergia faz o controle de pragas nas florestas renováveis de eucalipto cultivadas no Vale do Jequitinhonha, por meio de uma tecnologia de produção de inimigos naturais pioneira no Brasil. O manejo de pragas é feito de forma preventiva e com metodologia inovadora, que prevê equipes em campo diariamente para o levantamento das pragas existentes e a identificação das áreas críticas, liberação de inimigos naturais com drone, armadilhas distribuídas em pontos estratégicos, entre outras ferramentas. "Temos muito orgulho em sermos contemplados pelo segundo ano consecutivo pelo Selo Semad Recomenda por nossa atuação ambiental. Com isso, sabemos que estamos no caminho certo em relação ao nosso propósito, que é de viabilizar a produção do Aço Verde Aperam a partir de práticas responsáveis que protegem o meio ambiente e a biodiversidade local, além de buscarmos sempre o apoio das comunidades" disse Daniel Coelho, gerente executivo da área Técnica Florestal. Já o Edital de Projetos, realizado por meio da Fundação Aperam Acesita, incentiva e viabiliza projetos e iniciativas de organizações sem fins lucrativos que promovem melhorias das condições de vida nas comunidades localizadas nas áreas de influência, abrangência e atuação da Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, e de sua controladora, a Aperam South America, no Vale do Aço.