Projeto-piloto em plataforma na Holanda

02/08/2021
O projeto tem como objetivo integrar os sistemas de energia eólica offshore, gás offshore e hidrogênio offshore.

A Netherlands Enterprise Agency (RVO) concedeu subsídio de € 3,6 milhões para o projeto-piloto PosHYdon, o primeiro offshore de hidrogênio verde em uma plataforma de produção de petróleo no Mar do Norte da Holanda. 

O projeto tem como objetivo integrar os sistemas de energia eólica offshore, gás offshore e hidrogênio offshore e inclui a instalação de uma planta produtora de hidrogênio na plataforma Q13a-A operada pela Neptune Energy. A plataforma é também a primeira totalmente elétrica no Mar do Norte holandês. 

O hidrogênio verde será misturado ao gás e transportado pelo gasoduto existente até a costa. O eletrolisador de 1 MW produzirá no máximo 400 kg de hidrogênio verde por dia. Os parceiros do projeto PosHYdon são a Nel Hydrogen, InVesta, Hatenboer, IV-Offshore & Energy e Emerson Automation Solutions. A Nexstep, TNO, Neptune Energy, Gasunie, Noordgastransport, NOGAT, DEME Offshore, TAQA e Eneco juntaram-se ao projeto em 2020. 

Com o montante, o consórcio poderá iniciar as atividades do projeto-piloto. O restante do orçamento será financiado pelos parceiros do consórcio.