Projeto META terá aportes de R$ 11 milhões

06/06/2022
A Rede Lamin desempenha um papel importante na garantia da qualidade da água potável, bem como as características das águas subterrâneas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Banco Mundial (BIRD) firmaram acordo para à modernização de Laboratórios de Análises Químicas de Fontes de Águas no Brasil. "Tão esperado e tão importante! Com apoio do MME e do banco Mundial teremos a Rede Lamin atualizada tecnologicamente até o final do ano.”, comemorou Paulo Romano, diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB-CPRM. 

A Rede Lamin, pertencente ao Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), desempenha um papel importante na garantia da qualidade da água potável, bem como as características das águas subterrâneas, tudo conforme a diretrizes traçadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). 

O edital permitirá a execução do Projeto META – Fase II, com aportes de cerca de R$ 11 milhões na aquisição de equipamentos de análises químicas e geoquímicas para a Rede Lamin – responsável por análises e pedidos de alvará de pesquisa e outorga de concessão de lavra de água mineral. 

Para o diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago, o investimento no setor irá possibilitar ainda mais desenvolvimento em pesquisas e estudos no País, além de beneficiar a população como um todo. “Gerar e disseminar conhecimento geocientífico faz parte de nossa missão institucional, mas não é possível avançar sem investimentos em inovação e laboratórios para fazer ciência”, comemorou Colnago. A sessão pública de lances acontecerá em 08 de junho, às 14h30, pelo site http://www.comprasnet.gov.br/.