Programa para geração de renda sustentável

07/09/2021
Objetivo é criar alternativas de fonte de renda mais sustentáveis para milhares de agricultores no Pará.

A Amazon, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), lançou o programa Acelerador de Agroflorestas e Restauração com o objetivo de criar alternativas de fonte de renda mais sustentáveis para milhares de agricultores no Pará, restaurando as florestas tropicais nativas e combatendo as mudanças climáticas ao capturar e armazenar carbono naturalmente. 

O programa Acelerador de Agroflorestas e Restauração é um dos projetos de remoção de carbono e faz parte do compromisso da Amazon em cumprir o ‘The Climate Pledge’, que a empresa cofundou com a Global Optimism. Os signatários se comprometem a alcançar emissão líquida zero de carbono até 2040. Como parte de seu compromisso em cumprir o ‘The Climate Pledge’, a Amazon continua a investir na descarbonização de seus negócios. A companhia adquiriu 100 mil veículos de entrega elétricos e é a maior corporação compradora de energia renovável do mundo. 

A Amazon está investindo em soluções baseadas na natureza que estejam fora da sua cadeia de valor, através do Right Now Climate Fund, que apoia o Acelerador e outros projetos para reparar áreas degradadas. Além disso, por meio da recém-anunciada Coalizão LEAF - Lowering Emissions by Accelerating Forest Finance, iniciativa público-privada para mobilizar pelo menos US$ 1 bilhão para proteger as florestas tropicais do mundo, a Amazon e outros parceiros estão trabalhando para conter o desmatamento tropical, reduzindo a quantidade de carbono emitido na atmosfera.Restaurar as florestas do mundo é uma das ações mais significativas que podemos tomar atualmente, para lidar com a mudança climática e exigirá soluções inovadoras para ter sucesso", diz Kara Hurst, vice-presidente de sustentabilidade mundial da Amazon. Segundo Kara, o programa em parceria com a TNC visa apoiar soluções que priorizam a alta integridade ambiental e tragam enormes benefícios para a comunidade. 

A TNC trabalhará em conjunto com o World Agroforestry (ICRAF) e outras organizações da sociedade civil brasileira para implementar o programa Acelerador de Agroflorestas e Restauração, ajudando agricultores familiares a restaurarem áreas de pastagens e outros sistemas produtivos degradados, com florestas nativas e sistemas agroflorestais. Esses sistemas agroflorestais proporcionarão aos agricultores uma fonte sustentável de renda por meio da venda de cacau e de outros tipos de produtos agroflorestais. O programa também experimentará maneiras inovadoras de apoiar os agricultores e estimular os mercados de produtos florestais sustentáveis, inclusive com tecnologias digitais, e avançará com novas metodologias de sensoriamento remoto para quantificar e monitorar a remoção de carbono. "O Pará abriga 9% da floresta tropical do mundo, mas está enfrentando taxas de desmatamento sem precedentes, e perdeu 1.300 hectares por dia, no ano passado", conta Jennifer Morris, CEO da TNC. 

Por 20 anos, a TNC tem trabalhado com agricultores familiares, líderes comunitários, com o governo e povos indígenas para identificar e implementar soluções que ajudam as pessoas e a natureza a prosperarem. “Esta nova parceria com a Amazon nos permitirá fornecer os recursos e assistência técnica necessários para o avanço do programa e demonstrar que sistemas agroflorestais regenerativos e os mercados de carbono são modelos de negócios viáveis para as comunidades na Amazônia".