Plano desenvolvido para quatro UC’s em Minas Gerais

19/11/2023
O estudo está em processo de elaboração e revisão e as áreas estão divididas entre as regiões de Ouro Preto e Tiradentes

A equipe de Meio Ambiente do Lactec, um dos centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, desenvolveu planos de manejo para quatro unidades de conservação em Minas Gerais. O estudo está em processo de elaboração e revisão e as áreas estão divididas entre as regiões de Ouro Preto e Tiradentes, importantes para a atividade turística do estado. “Os planos de manejo, alinhados à prática de ESG, são essenciais para equilibrar a conservação ambiental, com o uso humano sustentável das áreas naturais. Dessa forma é possível garantir a perenidade de recursos naturais bem como o desenvolvimento de populações locais”, avalia. a gerente de Meio Ambiente do Lactec, Michela Scupino.
 
O projeto do Plano de Manejo tem duração de 12 meses e engloba a Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas, a Estação Ecológica do Tripuí, o Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José e a Área de Proteção Ambiental São José. Já foram realizadas atividades de reconhecimento de campo para observar aspectos relevantes a serem incluídos nos planos de manejo. Os próximos passos são as etapas preparatórias para as Oficinas de Elaboração dos Planos de Manejo, seguindo o Roteiro Metodológico do ICMBio (2018).

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá também está entre as unidades de conservação atendidas pela equipe Lactec. O time de Meio Ambiente trabalha atualmente na revisão do Plano de Gestão da reserva, com foco no uso sustentável da unidade de conservação. Localizada a oeste de Manaus (AM), a RDS Mamirauá é a maior reserva florestal do Brasil dedicada à proteção da várzea amazônica e foi também a primeira a ser implantada no país. Com uma área de 1.124 mil hectares, abrange parte do rio Solimões e importantes municípios como Tefé, Jutaí, Uarini e Fonte Boa.