Petrobras amplia investimentos em restauração florestal

11/11/2021
O montante está previsto para ser aplicado ao longo dos próximos cinco anos e faz parte da iniciativa Floresta Viva.

A Petrobras anunciou que irá aumentar em aproximadamente R$ 50 milhões os investimentos voltados à restauração florestal de espécies nativas nos biomas brasileiros, que contribuem para o sequestro e fixação de carbono e para evitar emissões de gases de efeito estufa.

O montante está previsto para ser aplicado ao longo dos próximos cinco anos e faz parte da iniciativa Floresta Viva, lançada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o fórum “Fortalecimento da Agenda Florestal”, realizado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP-26, em Glasgow.

A ação Floresta Viva será operada sob o princípio da junção de recursos do BNDES com recursos de outras empresas. Petrobras e o BNDES irão investir R$ 100 milhões em cinco anos para financiar projetos de reflorestamento, por meio de seleção pública e gestão compartilhadas. Para operacionalizar a iniciativa será selecionado, mediante chamada pública, um gestor que será responsável pelo edital de seleção e acompanhamento dos projetos. 

O primeiro edital está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2022 e irá prever requisitos ambientais e sociais para a seleção dos projetos, que deverão estar alinhados aos padrões de certificação internacional para possível certificação de carbono.

A participação da Petrobras na iniciativa visa à ampliação do investimento socioambiental da companhia em soluções climáticas naturais (NCS - Natural Climate Solutions) com foco em restauração florestal.