Pesquisa para reciclagem de plástico usa grafeno

02/04/2023
O MackGraphe tem desenvolvido estratégias para evitar esse processo de degradação do plástico

Segundo o pesquisador do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), Guilhermino Fechine, o plástico é um dos materiais utilizados no mundo, porém, devido à sua constituição, tornou-se um problema ambiental: os produtos plásticos levam de 450 a 500 anos para se degradarem na natureza. “Sabe-se que materiais plásticos durante o uso têm suas propriedades físicas decrescidas, comumente chamadas de processo de degradação. Essa degradação pode ser oriunda de diversos fatores, principalmente devido ao intemperismo, como a radiação solar, chuvas, variações em temperaturas, dentre outros aspectos”, explica. 

O MackGraphe tem desenvolvido estratégias para evitar esse processo de degradação, utilizando métodos que acrescentam o grafeno nos materiais plásticos. “Nosso grupo de pesquisa visa coletar e recuperar as propriedades perdidas dos plásticos após uso e descarte. Para tal, utilizamos o grafeno e seus derivados para além de recuperar propriedades também agregar novas características”. O pesquisador revela que os novos estudos processos estudados garantem uma melhor reciclagem do plástico, já que o grafeno possui características que, quando associadas ao plástico, permitiriam melhores utilizações dos novos materiais. “Podemos, assim, dar novas aplicabilidades a esses materiais, muitas vezes até mais tecnológicas do que o material havia sido usado”, diz.

O MackGraphe realiza pesquisa sobre o grafeno para aplica-lo  em utilizações nanotecnológicas, já que o material possui uma constituição que opera em uma escala de nível nanoscópia. “Utilizamos de metodologias próprias desenvolvidas no MackGraphe para inserir o grafeno nos materiais plásticos pós-uso. Essas metodologias vêm sendo desenvolvidas desde 2014, e hoje conseguimos aplicar a uma grande variedade de tipos de plásticos”, afirma Fechine. Segundo o pesquisador, os resultados já indicam que a associação do grafeno ao plástico resulta em um melhor processo de reciclagem. “Hoje já temos resultados muito relevantes em que conseguimos, por exemplo, recuperar propriedades mecânicas de materiais plásticos pós-uso, além de conferir melhorias em condutividade térmica e elétricas nesses materiais”.

A reciclagem de plástico usando grafeno é um dos projetos disponíveis na Vitrine Tecnológica, plataforma que pretende dar visibilidade a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas patentes realizados dentro da UPM. Os interessados em ampliar o desenvolvimento da pesquisa podem entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica (cit.nit@mackenzie.br) ou com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (cit@mackenzie.br).