Pedro Maranhão assume a recém-criada ABREMA

31/07/2023
As associações do setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos pretendem sensibilizar a sociedade

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selurb) unificaram os serviços para a criação de uma nova entidade, a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA). 

As associações do setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos pretendem sensibilizar a sociedade para a importância desse setor econômico na redução dos danos provocados ao meio ambiente e no combate às mudanças climáticas. 

Um dos trabalhos a ser desenvolvido é a contribuição para a aprimoração e difusão das soluções tecnológicas utilizadas pelas empresas associadas e que ajudam a pavimentar o caminho para uma economia circular e de baixo carbono no Brasil. A ABREMA nasce com quase 200 empresas da cadeia de manejo de resíduos sólidos em todo o Brasil. A associação foi aprovada em julho pela Assembleia Geral Extraordinária com a participação do novo Conselho de Administração, composto por representantes de 15 empresas de diferentes segmentos dessa indústria, eleitos pelas empresas associadas. Na ocasião, Pedro Maranhão, economista com larga experiência nos setores público e privado, foi nomeado diretor-presidente. “Este setor fornece à sociedade soluções para a mitigação dos impactos ambientais causados pelos resíduos e tem muito a contribuir com soluções que respondem aos desafios da agenda ambiental urbana. Esta pauta esteve por muito tempo fora do debate nacional, apesar de ser absolutamente urgente e essencial, já que trata não só do meio ambiente, mas também da saúde e da qualidade de vida da população brasileira”, destaca Pedro Maranhão.

O escopo da ABREMA prevê o apoio à formulação de políticas públicas que promovam a erradicação dos lixões e a destinação adequada dos resíduos, incentivando a sua valorização. A entidade destaca o incentivo à adoção de novas tecnologias para o setor, como a aproveitamento do biogás, assim como o estímulo ao mercado de créditos ambientais (carbono e reciclagem). “A ABREMA tem um papel fundamental a desempenhar, contribuindo com a agenda climática e com a universalização do saneamento básico em nosso país, visto que nossos associados colocam à disposição da sociedade as melhores soluções para redução dos impactos ambientais causados pelo lixo gerado diariamente em residências, comércios e indústrias”, afirma Maranhão.