Passarelli investe em reuso e tratamento de esgoto em Campinas

23/01/2024
Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário da Sanasa atende 96,3% da população urbana de Campinas e opera 22 Estações de Tratamento de Esgoto

A Passarelli Engenharia e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) assinaram parceria para investir na Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) Capivari II e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piçarrão, em Campinas (SP). O objetivo da empresa é aprimorar a qualidade de vida da população do município e consolidar o compromisso com práticas sustentáveis e inovação. Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário da Sanasa atende 96,3% da população urbana de Campinas e opera 22 Estações de Tratamento de Esgoto. A expansão da Capivari II, localizada no extremo oeste de Campinas, próxima às cidades de Hortolândia e Monte Mor, não apenas atende ao crescimento da região de maneira sustentável, mas também traz benefícios tangíveis à comunidade.

A EPAR Capivari II já tem dois módulos já instalados e a adição da terceira fase aumentará significativamente a capacidade de tratamento, contribuirá para produção de água de reúso, que pode ser utilizada para diversos fins como irrigação, limpeza urbana, indústria e combate a incêndio, e outra parte retornará para os córregos e rios, aumentando e melhorando a qualidade da água bruta disponível para captação das cidades vizinhas. “Estamos comprometidos em fornecer soluções sustentáveis para a comunidade, e a ampliação da Capivari II reforça nosso compromisso de impulsionar a produção de água de reúso e contribuir para a preservação dos recursos hídricos”, enfatiza Thiago Ferioli, gerente de contratos da Passarelli.

No caso da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piçarrão, estrategicamente situada na região oeste de Campinas, a estação receberá um novo processo de tratamento, com a adoção de reatores em bateladas com cultivo de lodo granular aeróbio e apresentará uma abordagem inovadora na remoção biológica de nitrogênio e fósforo. O lodo resultante será direcionado de forma direta para adensamento e desaguamento, eliminando significativamente a emissão de maus odores. “A tecnologia Nereda, empregada na ETE Piçarrão, proporciona um tratamento biológico eficiente e reduz o impacto ambiental”, comenta Ferioli. “Essa inovação destaca-se pela diminuição do espaço necessário para operações de tratamento de esgoto, mantendo a capacidade de tratamento de uma estação convencional”. 

Além dos novos contratos, a Passarelli já atua em Campinas por meio de obras na Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) Anhumas. Com a conclusão das obras programadas para o fim de 2025, a estação terá a capacidade de tratar, em média, 830 litros de esgoto por segundo, e assim como na EPAR Capivari II, transformando o efluente tratado em água de reúso. Essa água estará pronta para ser reutilizada em diversas aplicações, representando um avanço significativo no uso sustentável dos recursos hídricos na região.