Paraíba do Sul ganha Plano Integrado

14/05/2021
Região precisará de aproximadamente R$ 1 bilhão nos próximos 15 anos.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS) está quase concluído e deve ser aprovado em junho, durante reunião plenária do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). O instrumento de planejamento do uso das águas do rio contemplará as necessidades tanto do CEIVAP quanto dos comitês das bacias de afluentes do Paraíba do Sul, sendo que os desafios projetados para os próximos 15 anos na região precisarão de aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) coordena o Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Elaboração do Plano (GT Plano). A iniciativa, dividida em três etapas, focou inicialmente a elaboração do PIRH-PS com ênfase nas ações sob responsabilidade do CEIVAP. A segunda etapa teve a elaboração dos Planos de Ações de Recursos Hídricos (PARHs), tanto das quatro regiões hidrográficas fluminenses (RH-III, RH-IV, RH-VII e RH-IX) quanto das duas mineiras (PS1 e PS2). Para São Paulo, o PARH está previsto para ser deliberado em agosto deste ano. Os seis PARHs aprovados entre março e abril de 2021 contêm iniciativas prioritárias para o planejamento do uso das águas das bacias afluentes do Paraíba do Sul. 
A terceira fase consolidou o PIRH-PS com base nas informações e alinhamentos realizados na etapa anterior, de elaboração dos Planos de Ações de Recursos Hídricos. Outra linha de atuação da terceira fase se deu através de seminários públicos realizados em 15 e 16 de abril nos três estados, onde houve a apresentação do PIRH consolidado e os participantes puderam tirar dúvidas.