Ovo de Páscoa com embalagem sustentável

24/03/2022
Composto de biopolímeros se decompõe completamente em cerca de dois anos e vira biomassa, metano e água.

De acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), cerca de 9 mil toneladas de produtos relacionados à Páscoa serão fabricadas no país neste ano, a maior parte envolta em materiais plásticos, que levam décadas para se decompor. Diminuir o volume desses resíduos não é tarefa fácil para um alimento sensível e que depende de acondicionamento adequado para preservar forma, textura e sabor, mas é possível. 

Durante dois anos a Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), fez testes para substituir por um laminado biodegradável o plástico metalizado que envolve a maioria das barras de chocolate que fabrica. A iniciativa, que chega agora às embalagens dos ovos de chocolate, rendeu à empresa catarinense o certificado Lixo Zero e o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“O plástico metalizado dos ovos de Páscoa está entre os materiais considerados de difícil reciclagem e acaba virando lixo por séculos. O composto de biopolímeros que lançamos se decompõe completamente em cerca de dois anos e vira biomassa, metano e água”, explica Ivan Blumenschein, diretor de Produção da Nugali.

Além das embalagens sustentáveis, a Nugali também vem atuando na transformação das cascas do cacau que utiliza para a fabricação de seus chocolates em um produto para jardinagem. Embaladas e vendidas ao consumidor, elas funcionam como adubo e combatem ervas daninhas.