Organizações endossam tratado global contra a poluição

26/09/2022
O tratado global é visto como mais uma oportunidade para acelerar o progresso em direção a uma economia circular.

Empresas globais em toda a cadeia de valor de plásticos, instituições financeiras e organizações não governamentais (ONGs) se reuniram para acertar um Tratado Global para Acabar com a Poluição Plástica. O acordo prevê futuros compromissos políticos com governos por meio de uma recém-lançada Coalizão Empresarial para um Tratado Global de Plásticos, que será convocada pela Fundação Ellen MacArthur e a WWF. 

O tratado global é visto como mais uma oportunidade para acelerar o progresso em direção a uma economia circular na qual o plástico nunca se torna resíduos ou poluição, e o valor dos produtos e materiais é retido na economia. O processo de negociação do tratado deve ser concluído no final de 2024, e determinará em grande parte a trajetória da crise da poluição plástica para as próximas gerações. “A crise do plástico se estende além de todas as fronteiras, impactando a saúde de nossos oceanos e vida selvagem e os meios de subsistência de pessoas de grandes cidades a pequenas comunidades costeiras. O escopo e a escala dessa questão global devem ser atendidos com soluções igualmente ambiciosas”, disse Erin Simon, vice-presidente e Head de Resíduos Plásticos e Negócios da WWF. 

A Coalizão Empresarial para um Tratado Global de Plásticos irá pressionar por uma estrutura que deixe a abordagem comercial e siga um caminho rumo ao fim da poluição plástica. Antes da primeira reunião do Comitê de Negociação Intergovernamental (INC), marcada para novembro deste ano, as organizações alertam para a necessidade de um tratado global que estabeleça metas, regras e obrigações comuns que os Estados membros deverão implementar dentro de suas jurisdições nacionais. Para empresas e investidores, isso significa criar condições equitativas e evitar um emaranhado de soluções desconectadas.

As organizações concordam que o tratado deve apoiar o progresso em vários resultados importantes, o que inclui redução da produção e uso de plástico por meio de uma abordagem de economia circular, aumento da circulação do plástico necessário e prevenção e solução de vazamentos de micro e macroplásticos difíceis de reduzir no meio ambiente. A lista de organizações endossa uma definição conjunta abrangente e coordenada de medidas políticas de início e fim de cadeia que ajudem a alcançar os resultados globais desejados e que sejam adaptáveis às condições locais. A Fundação Ellen MacArthur e a WWF convocarão organizações alinhadas para desenvolver recomendações políticas ambiciosas, envolver negociadores de tratados e criar confiança na comunidade empresarial sobre os benefícios e a necessidade de um tratado global de plásticos eficaz. “É necessário um ambicioso tratado global de plásticos. Essa coalizão reunirá empresas de toda a cadeia de valor do plástico para apoiar o desenvolvimento de um tratado ambicioso e eficaz – um que acelere a transição para uma economia circular e garanta que o valor dos produtos e materiais não seja perdido, mas retido. O plástico não pode mais se tornar lixo ou poluição.” - afirma Rob Opsomer, Líder Executivo de Iniciativas Sistêmicas, Fundação Ellen MacArthur

As organizações do tratado estão comprometidas em trabalhar juntamente com os governos para elevar o nível de ambição no processo de negociação e estão pedindo que mais empresas de toda a cadeia de valor do plástico se juntem à Coalizão. Para todas, é possível ampliar o apelo por um tratado eficaz juridicamente vinculativo para acabar com a poluição plástica.