Metas de redução de emissões até 2050

09/10/2021
A empresa planeja reduzir ainda mais o perfil de emissões, utilizando mais de 75% de energia renovável.

A Alcoa Corporation anunciou metas para atingir emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações globais até 2050. Esse esforço envolve as emissões diretas (escopo 1) e indiretas (escopo 2) e alinha-se com a prioridade estratégica da empresa de avançar de forma sustentável, além de complementar os desafios existentes da Alcoa, que incluem a redução das emissões diretas e indiretas de GEE do alumínio em operações de fundição e refino de alumina em 30% até 2025 e 50% até 2030 em relação às linhas de base de 2015. “Estamos orgulhosos de nosso compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança responsáveis, e este novo empreendimento é uma extensão de nossos esforços contínuos para alcançar um caminho de descarbonização”, disse o presidente e CEO da Alcoa, Roy Harvey. “Fomos reconhecidos por nossas práticas ambientais e estamos desenvolvendo novas tecnologias que nos ajudarão a progredir em direção à nossa ambição líquida zero até 2050.”

A Alcoa pretende aumentar seu portfólio de baixo carbono, aumentar o uso de energia renovável em suas operações e trazer inovações revolucionárias para o mercado ao longo do tempo. A empresa planeja reduzir ainda mais o perfil de emissões de seu sistema de refino de alumina e seu portfólio de fundição, que é alimentado por mais de 75% de energia renovável. Além disto, a Alcoa desenvolve novas tecnologias para desbloquear a descarbonização em escala, incluindo o ELYSIS TM e recompressão mecânica de vapor (MVR) para reduzir as emissões no processo de refino de alumina. 

A Alcoa inventou a tecnologia de ânodo inerte para fundição de alumínio que serve como base para a joint venture ELYSIS. Essa tecnologia emite oxigênio puro e elimina as emissões de GEE associadas ao processo tradicional de fabricação de alumínio fundido. Lotes de alumínio livre de carbono produzidos pela ELYSIS foram vendidos para uso por empresas como Apple e Audi, à medida que a joint venture ELYSIS continua trabalhando em escala industrial.

MVR, um processo movido à energia renovável que a Alcoa está avaliando atualmente na Austrália com o apoio de uma doação da Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA), é outra inovação com potencial para reduzir significativamente as emissões de carbono no refino de alumina. 

A ambição da Alcoa de atingir emissões líquidas zero de GEE até 2050 faz parte do foco mais amplo da empresa em práticas de sustentabilidade e sua intenção de continuar a buscar inovações relacionadas à sustentabilidade em bauxita, alumina e alumínio. A Alcoa está trabalhando para reduzir o consumo de água, minimizar a geração de resíduos, melhorar a conservação da biodiversidade e diminuir o consumo de energia em nossas operações.