Mais de R$ 30 milhões em expansão de ETE

20/07/2022
Módulo permitirá o salto de tratamento de efluentes domésticos do município dos atuais 83% para 95%.

A Prefeitura de Mogi Mirim (SP) inaugurou, no dia 15 de julho, mais um módulo na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que permitirá o salto de tratamento de efluentes domésticos do município dos atuais 83% para 95%. “Hoje é um dia festivo para Mogi Mirim”, disse o prefeito Paulo Oliveira e Silva. “Ter 95% dos esgotos tratados demonstra que, antes de tudo, a cidade cuida do meio ambiente e investe no desenvolvimento social”. O prefeito disse ainda que a quarta etapa de ampliação da ETE Mogi Mirim será antecipada, inicialmente prevista para 2031. “Dessa maneira, chegaremos antes à universalização dos serviços de esgotamento sanitário, colocando Mogi Mirim no ranking das cidades mais bem saneadas do Brasil”.

Com o investimento de mais de R$ 30 milhões em 2022, a Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (SESAMM) entrega a terceira etapa da expansão do sistema de esgotamento sanitário, com a construção de uma unidade de tratamento preliminar com capacidade de processar 150 litros por segundo  de efluentes, um reator biológico, um decantador secundário e mais uma centrífuga. Os recursos deram à ETE de Mogi Mirim a capacidade de elevar a vazão do efluente tratado para 225 l/s. 

Foi construído também o coletor-tronco Santo Antônio e o coletor-tronco Mogi Mirim, além da revitalização da Estação Elevatória do CT Mogi Mirim. A SESAMM, empresa brasileira de saneamento responsável pela implantação e operação da ETE Mogi Mirim e controlada do Grupo GS Inima Brasil.