KPMG lança hub para promover descarbonização

22/11/2021
A medida visa oferecer apoio especializado para definição de planos e metas para descarbonização.

A KPMG no Brasil lançou o KPMG - Agro Decarbonization Hub, um núcleo de serviços com especialistas e parceiros com o objetivo de promover a descarbonização de empresas do agronegócio brasileiro para reduzir e neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa. A medida visa oferecer apoio especializado para definição de planos e metas para descarbonização, além de ser um centro de excelência e inteligência sobre o tema, monitorando iniciativas locais e globais. 

O núcleo terá dezenas de especialistas e parceiros no Brasil e no exterior e foi desenvolvido para oferecer soluções para todas as etapas do processo de redução de gases do efeito estufa, desde o inventário das emissões, passando pela identificação de soluções e chegando até o mapeamento de investimentos. O objetivo é apoiar as empresas do setor para que acelerem suas práticas em relação a este tema.

Os investimentos no núcleo virão também do fundo global da KPMG para impulsionar esta agenda. O núcleo de serviços iniciará suas atividades ainda em novembro, com uma rodada de reuniões com parceiros e empresas interessadas em avançar nesta agenda de descarbonização. "Vamos - com nossos especialistas e parceiros - apoiar as empresas de toda a cadeia do agronegócio que vão ter que adotar estratégias e divulgar compromissos, indicadores e ações relacionados à descarbonização. Vamos ter soluções para toda a jornada, desde a elaboração ou revisão do inventário de emissões de gases de efeito estufa, identificando potenciais soluções para reduções, mas também mapeando investimentos que podem ajudar as empresas na implementação das soluções necessárias", afirma Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG da KPMG no Brasil e especialista da rede global KPMG IMPACT.

O agronegócio brasileiro tem os elementos necessários para ser protagonista na agenda de descarbonização nos mercados locais e globais, que vão demandar cada vez mais informações e compromissos precisos sobre as emissões associadas à cadeia de produção do setor, segundo Giovana Araujo, sócia-líder de Agronegócio na KPMG no Brasil. Mais informações sobre a atuação da KPMG no Brasil em ESG (Environmental, Social and Governance) estão disponíveis no link https://home.kpmg/br/pt/home/servicos/consultoria/risk-consulting/esg-environmental-social-governance-novo.html.