Inea reativa 19 estações de monitoramento no Rio

01/05/2023
Os equipamentos serão distribuídos na Região Metropolitana do Rio

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou em abril a reativação e modernização das 19 estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar. A expectativa é que todas estejam em funcionamento até o final de 2023. Os equipamentos serão distribuídos na Região Metropolitana do Rio, região com a maior quantidade de veículos automotores e alta concentração de fontes poluidoras do estado. 

Presidente do Inea, Phillipe Campello, comenta que os dados das estações irão fomentar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população fluminense. “Os dados que conseguimos através desses instrumentos são utilizados na identificação e priorização dos problemas ambientais, bem como a formulação de políticas e metas em prol da saúde humana”, disse Campello.

Atualmente, o estado do Rio possui 243 estações, das quais 58 automatizadas e 185 semiautomáticas, que monitoram 659 parâmetros diários. Os 19 equipamentos estão divididos entre 16 pontos fixos e três modelos móveis (van, caminhão e trailer rebocável). “A nossa ideia é de ir além do monitoramento com as estações móveis. Temos alguns projetos de educação ambiental, no qual as transformaremos em estações itinerantes, possibilitando o contato direto dos jovens com a temática de qualidade do ar”, disse o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (DIRSEQ), Cauê Bielschowsky. 

Por meio da Gerência de Qualidade do Ar (GERAR), o Inea possui três programas controle de poluição: Programa de Monitoramentos de Emissões em Fontes Fixas para a Atmosfera, Programa de Inspeção e Manutenção Veicular, e o Procon Fumaça Preta. “Com a instalação das 19 estações próprias, conseguiremos analisar de forma mais detalhada efetividade de estratégias de redução da poluição e a conformidade com os padrões em vigor em regiões estratégicas, como a Região Metropolitana” afirma Pedro Valle, gerente do GERAR. Maiores informações sobre o monitoramento da qualidade do ar realizado pelo Inea podem ser acessados pelo http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/qualidade-do-ar/.