Humanidade consome mais do que é renovado

25/07/2022
Em 2021, o Dia da Sobrecarga foi em 29 de julho, caracterizando um crescimento mais lento da economia mundial, ainda afetada pela pandemia.

O Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day) será em 28 de julho em 2022. Isto significa que a população total do planeta levou menos de sete meses para consumir todos os recursos biológicos que o planeta é capaz de regenerar durante um ano. Isso significa que até 31 de dezembro a população global irá “consumir” 1,7 planeta. Em 2021, o Dia da Sobrecarga foi em 29 de julho, caracterizando um crescimento mais lento da economia mundial, ainda afetada pela pandemia. “Ainda que a antecipação em apenas um dia possa ser vista de forma positiva, precisamos entender que há muito a ser feito. É urgente a necessidade de novos modelos de produção e de consumo para reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa e a demanda por recursos naturais para conseguirmos jogar o Dia da Sobrecarga da Terra para mais adiante”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Para entender melhor a importância da data, é como se a humanidade estourasse todos os anos o limite do “cartão de crédito ambiental”, postergando o pagamento da fatura para as próximas gerações, uma situação considerada insustentável. “Estamos gastando os recursos naturais de um ano em sete meses e as consequências são visíveis na forma de crise climática, perda de biodiversidade, erosão do solo e escassez de água doce, por exemplo, além da incapacidade de absorção de resíduos”, explica Mattar.

O cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra é realizado pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network. A instituição divide a biocapacidade do planeta (a quantidade de recursos que a Terra é capaz de regenerar por ano) pela demanda anual de recursos naturais da humanidade e multiplica o valor por 365 dias, chegando a um resultado que vem piorando desde 1971, quando começou a contagem, sendo que na época, a data caiu em 25 de dezembro.

Tags