Equinox Gold inaugura ETA no distrito de Aurizona

24/03/2022
De acordo com os dados da construtora responsável pela obra, a nova ETA suporta um crescimento de até 30 anos da vila.

A Equinox Gold, responsável pela Mineração Aurizona S.A. (MASA), concluiu a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Aurizona, extremo noroeste do Maranhão. Ela foi doada ao município de Godofredo Viana, que é o responsável pelo seu funcionamento, e possui quatro profissionais da própria comunidade na operação do equipamento. O investimento de R$ 5 milhões na nova ETA foi custeado pela mineradora.

De acordo com os dados da Venture Engenharia Projetos e Construção, responsável pela obra, a nova ETA suporta um crescimento de até 30 anos da vila. São cerca de 60 mil litros de água tratada por hora e um reservatório com capacidade para 100 mil litros, mesmo volume da ETA antiga. Assim, a capacidade de atendimento atual supera, com folga, a média de consumo local residencial. A população de Aurizona, segundo estimativa de 2021, do IBGE, é de cerca de 1.600 habitantes.

O novo sistema dispõe, em seu processo, de diversas etapas que não existiam na primeira Estação de Tratamento de Água, o que causava perda de qualidade da água, especialmente nos períodos chuvosos, em que a fonte de captação tem aumento natural da turbidez. A nova ETA também conta com tanque de decantação, para retirada de particulados sólidos e orgânicos, seguido de sistema de filtração com zeólitas, para tratamento e remoção de metais, como ferro e manganês, presentes naturalmente na região. Outro aspecto importante é a existência de filtros que possuem carvão ativado, o que possibilita a eliminação de possíveis bactérias presentes na água.

Além da entrega da nova e moderna Estação de Tratamento de Água à comunidade de Aurizona, a Equinox Gold tem realizado, desde março de 2021, diversas ações ambientais na região, especialmente para a recuperação da Lagoa Juiz de Fora. Dessa forma, o local apresenta condições satisfatórias para que seja utilizado para a captação de água e abastecimento da população, conforme certificado por laboratórios independentes.