ENA debate pauta do futuro no saneamento

22/08/2022
O setor necessitará investir em qualificação constantemente para atender não apenas à demanda atual de profissionais, mas também ao mercado futuro.

A 8ª edição do Encontro Nacional das Águas (ENA), realizado dias 16 e17 de agosto, teve como tema “Saneamento: A Pauta do Futuro”. Promovido pela ABCON SINDCON, com patrocínio do Itaú BBA, o primeiro debate do segundo dia de evento foi sobre o “Desenvolvimento no setor de saneamento e os Desafios de Formação dos Profissionais Técnicos”, com foco nas demandas de capacitação e as experiências das empresas na formação de profissionais que atendam um setor que precisará de qualificação para caminhar rumo à universalização. Apenas os últimos leilões realizados no período pós-novo Marco Legal, geraram mais de 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos. 

O setor necessitará investir em qualificação constantemente para atender não apenas à demanda atual de profissionais, mas também ao mercado futuro, pois se espera uma grande expansão do saneamento nos próximos anos. O painel de recursos humanos teve as especialistas Fabianna Strozzi, da Aegea Saneamento; Luciana Brito, da GS Inima Brasil; Livia Martins Borela Mamedio, da BRK Ambiental; e Ana Carolina Reis, da CSA (Equatorial). A moderação foi do representante da Hydrus Capacitação, Newton Azevedo.

Em seguida, o painel “Desafios Técnicos Pós-Marco Legal do Saneamento” teve como objetivo debater o impacto da expansão do setor no âmbito tecnológico, com a apresentação de cases sobre aproveitamento do lodo, reúso, atendimento a áreas de baixa densidade demográfica, entre outras demandas. A mesa contou com os especialistas: Eduardo Pedroza e Eduardo Berretini, da GS Inima Brasil; Rodrigo Devienne, da TAE; André Lermontov, do Grupo Águas do Brasil; José Gabriel Monteiro, da CSJ; Rodrigo Alves dos Santos Pereira, da Iguá Saneamento; e Valdir Antonio Alcarde Junior, da Mirante, da Aegea Saneamento. A moderação esteve aos cuidados de Giuliano Vito Dragone, da GS Inima Brasil. 

O Comitê Técnico da ABCON SINDCON avaliou que a universalização do setor é cada vez mais necessária pela maior geração de efluentes e lodo, resultantes do tratamento de esgoto. Durante o 8º ENA, as concessionárias privadas deram uma mostra das iniciativas que já estão operando para lidar com esses materiais, que, graças à tecnologia, podem se tornar recursos para produção de energia e outras aplicações.

No período da tarde, o primeiro painel abordou o tema “Compliance nas empresas de saneamento”, contando com a presença dos especialistas: Marcelo Zenkner, da TozziniFreire; Fernando Salvador, da BRK Ambiental; Gianpaolo Peduto, da Iguá Saneamento; e Leticia Geraci, do Grupo Águas do Brasil. A moderação ficou a cargo de Alessandra Gonsales, do escritório Gonsales & Cho Advogados Associados. O compliance ganha mais espaço nas companhias de saneamento e, atualmente, é considerado indispensável na gestão. O painel do 8º ENA procurou dar um panorama geral do assunto como prática no ambiente corporativo, e sinalizar como as medidas de compliance estão sendo adotadas pelas concessionárias.

O último painel do evento apresentou cases sobre inovação, sob o tema “O Futuro já começou”. Na ocasião, as empresas mostraram a diversidade de soluções e propostas, tendo como integrantes: Murillo Borges, da Iguá Saneamento; Luiza Acedo, da BRK Ambiental; Letícia Theotonio, da Veolia; Wagner Carvalho, da Aegea Saneamento; e André Lermontov, do Grupo Águas do Brasil. Para moderar a conversa, foi convidado o executivo Alessandro Hidalgo, da Terracom.

No encerramento do 8º ENA, o diretor-executivo da ABCON SINDCON, Percy Soares Neto, agradeceu aos participantes (presencial e on-line), além de mencionar a importância da realização dessa primeira edição após o novo marco legal do saneamento entrar em vigor. "Toda a troca que ocorreu durante o evento entre as empresas privadas de saneamento, autoridades, especialistas e o público foi rica e inspiradora para o futuro do setor”, resumiu Percy. A 8ª edição do ENA está disponível no canal da ABCON SINDCON no YouTube.