EDP desenvolve primeira usina de larga escala no Brasil

03/11/2021
Denominado Monte Verde Solar, o projeto terá capacidade instalada de 209 MWac e ficará localizado no estado do Rio Grande do Norte.

A EDP irá desenvolver sua primeira usina solar fotovoltaica de larga escala em parceria com a EDP Renováveis. Denominado Monte Verde Solar, o projeto terá capacidade instalada de 209 MWac e ficará localizado no estado do Rio Grande do Norte, nas cidades de Pedro Avelino, Lajes e Jandaíra. As duas empresas terão 50% cada uma no negócio. 

O empreendimento já está outorgado e com garantia de conexão ao sistema de transmissão e possui PPA (power purchase agreement) de 15 anos com a EDP Comercializadora, que por sua vez já alocou esta energia em contratos com a mesma duração. A previsão é de que a usina entre em operação em 2024. "Com o investimento neste projeto, avançamos em nossa meta, anunciada no Plano Estratégico 2021-2025, de elevar o tamanho de nosso parque solar no Brasil em mais de 25 vezes em relação a 2020. É um passo importante em nossa proposta de substituir a geração hídrica por solar, mitigando o efeito do risco hidrológico em nosso portfólio", afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil. "Trata-se de um empreendimento que cria valor para a Companhia e seus acionistas ao mesmo tempo em que reforça nosso propósito de liderar a transição energética, agindo hoje para construir um amanhã mais sustentável", acrescenta.

A EDP do Brasil quer atingir a marca de 1 GWp em capacidade instalada de geração de energia solar até 2025. Com o anúncio do projeto Monte Verde Solar, o portfólio da EDP neste segmento chega a cerca de 310 MWp. De acordo com a ABSOLAR, em 2021 o Brasil ultrapassou a marca de 10,8 GW de potência instalada na fonte solar fotovoltaica, sendo 3,8 GW em geração centralizada e pouco mais de 7 GW na geração distribuída. Desde 2012, já foram investidos mais de R$ 56,4 bilhões no segmento, que gerou 325 mil empregos e arrecadação de R$ 15,1 bilhões em tributos. De lá para cá a utilização da energia solar evitou a emissão de mais de 12,4 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.