Desassoreamento de represa em Sumaré

02/08/2022
O objetivo era ampliar a capacidade de armazenamento de água da represa, um dos mananciais responsáveis por enviar água bruta para a ETA I.

A BRK Ambiental concluiu a obra de desassoreamento na represa do Horto I, no município de Sumaré (SP). O objetivo era ampliar a capacidade de armazenamento de água da represa, um dos mananciais responsáveis por enviar água bruta para a ETA I - Estação de Tratamento de Água, que abastece 30% da cidade, e beneficiará 80 mil moradores. 

A obra começou em outubro de 2021 e envolveu quatro etapas - dragagem, desaguamento, transporte e destinação. Todas as fases foram executadas simultaneamente e, no total, foram feitos seis ciclos considerando tais etapas. A dragagem fez a remoção de resíduos da represa e os depositou em “piscinas” denomindas células. Nas “piscinas” é feito o desaguamento do resíduo com o auxílio de polímeros que facilitam o processo para separar a água do material sólido retirado da represa. Após o desaguamento, a BRK realizou a etapa de transporte e a destinação dos resíduos para um aterro sanitário controlado.

O desassoreamento tem como meta melhorar a qualidade da água da represa, além de garantir um aumento da capacidade de armazenamento de água bruta, e, desta forma, proporcionar maior segurança hídrica para o município em períodos de estiagem. Durante a intervenção a BRK realizou a remoção de lixos e detritos grosseiros da represa, o que contribui para a redução de entupimentos e manutenções no sistema de captação. “Além disso, com a obra foi possível aumentar em 158% a capacidade de armazenamento de água bruta da cidade”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.