DAE Jundiaí investe R$ 43 milhões em modernização

04/11/2023
Atualmente, a cidade tem 99,65% da população urbana e rural atendida com redes de água, e 98,81% com redes de esgoto

Por meio do DAE Jundiaí, o município paulista está investindo R$ 43 milhões na modernização e melhoria da operação de abastecimento, com a construção de novos reservatórios, implantação de novas adutoras e o remanejamento de 21 km de redes de água. Atualmente, a cidade tem 99,65% da população urbana e rural atendida com redes de água, e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do que é coletado passa por tratamento.

Os investimentos realizados em sistemas de saneamento básico trouxeram benefícios diretos e indiretos para a população, como a redução dos indicadores de doenças com veiculação hídrica, bem como um importante atrativo para investimentos privados no município. “Somos a Cidade das Crianças e investir em saneamento é oferecer qualidade de vida desde a primeira infância. São as crianças que mais sofrem com a falta de saneamento e, por isso, Jundiaí tem compromisso de oferecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade”, afirma Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.
Walter da Costa e Silva Filho, diretor presidente da DAE Jundiaí, diz que a empresa tem realizado esforços para levar água e esgoto a regiões mais limítrofes, garantindo saúde e qualidade de vida à população. “São investimentos em reservação de água tratada e na ampliação e melhoria de redes, essenciais para a operação da DAE, que fornece à cidade, diariamente, 1.800 litros de água por segundo”, aponta.

As conquistas da cidade são medidas por instituições reconhecidas. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDS-Br) traz Jundiaí na segunda colocação do ranking dos municípios brasileiros em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela ONU. “As questões de sustentabilidade são levadas muito a sério pela administração. Nossa preocupação é o desenvolvimento do município em harmonia com a preservação do meio ambiente. Só assim, podemos garantir plena qualidade de vida da nossa população”, destaca o prefeito.

Os investimentos em infraestrutura têm permitido Jundiaí atrair novos investimentos. “As empresas querem estar em cidades que oferecem qualidade de vida aos seus cidadãos”, analisa Luiz Fernando. Hoje, Jundiaí possui mais de 1.300 atividades industriais cadastradas e o setor é o segundo maior empregador de mão de obra do município. “Protegemos os nossos mananciais e, com isso, garantimos oferta confortável de água para o abastecimento no município. Esse é um dos critérios analisados pelas empresas na hora de escolher uma localidade para se instalar. Com isso, adicionamos mais uma qualidade de Jundiaí, entre os seus demais atrativos”, analisa Luiz Fernando.