Copel conclui aquisição do Complexo Vilas no RN

08/12/2021
O Complexo tem capacidade instalada de 186,7 MW e está totalmente em operação.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) comunica ao mercado e aos seus acionistas que concluiu a aquisição do Complexo Eólico Vilas por R$ 1.086,9 milhão, sendo que o empreendimento possui financiamentos de longo prazo, com vencimentos até 2040, contratados junto ao Banco do Nordeste (BNB). 

O Complexo tem capacidade instalada de 186,7 MW e está totalmente em operação. É formado por um conjunto de cinco Parques Eólicos localizados no Munícipio de Serra do Mel (RN), região considerada como uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica, o que permite um elevado fator de capacidade de 56,9% e energia certificada (P50) de 106,3 MW médios.

Parte da energia gerada pelo projeto será comercializada no ambiente de contratação regulada (ACR) e, até o início do suprimento previsto para 2023 e 2024, essa energia será comercializada no ambiente de contratação livre (ACL). Adicionalmente, até 2030, aproximadamente 51% da energia certificada (P50) também está contratada no ACL, remanescendo cerca de 13% da energia disponível para novos contratos. A conclusão do processo de aquisição do projeto é mais um passo importante na implementação da estratégia da Copel de crescimento sustentável em energia renovável, além de ampliar a diversificação da matriz de geração alinhada à política de investimentos.