Cetesb e Green Platforms assinam parceria

30/08/2021
Ferramenta será customizada para atender à legislação de resíduos da construção civil e de logística reversa.

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, e o diretor-presidente da Green Platforms Gerenciamento de Dados S/A, Francisco Rego, assinaram Termo de Doação que envolve a cessão do direito de uso de software voltado ao controle à distância, e em tempo real, da geração de resíduos. O valor estimado da doação é de R$ 12 milhões, referentes a serviço e suporte, por um período de dez anos. 

Rego diz que os técnicos da Cetesb serão alçados a cientistas de dados. “Quando o Big Data estiver todo organizado, vai operar como um Smart Data, gerando grande volume de dados. Com base nessas informações, os técnicos terão acesso a diversos indicadores e poderão criar novas políticas e novos controles”. Já Patrícia Iglecias afirma que a cooperação irá ocorrer por meio da operação, já que a companhia irá fornecer expertise em vários segmentos para outros estados. A gerente da divisão de logística reversa e gestão de resíduos sólidos, Lia Demange, diz que a ferramenta da Green Platforms irá suprir a necessidade da companhia de aumentar a velocidade de comunicação com as agências ambientais. “Poderemos aumentar a velocidade das análises dos relatórios para dar vazão à imensa demanda que temos atualmente. O sistema é um dos grandes legados que a atual gestão deixará na área de logística reversa.”

A ferramenta será customizada para atender à legislação de resíduos da construção civil e de logística reversa. O acordo prevê, ainda, a disponibilização efetiva de suporte técnico do software remoto, telefônico ou por chat, que permitirá troca de mensagens instantâneas. O serviço ficará disponível em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. O software será instalado e operado no ambiente tecnológico da Green Platforms, com desempenho de banda para dez mil acessos simultâneos. A hospedagem será custeada pela empresa por um período de três anos.

O Termo de Doação permitirá que a CETESB avance com qualidade e eficiência no SIGOR. “Vamos avançar tanto na rastreabilidade dos resíduos sólidos quanto no controle da quantidade e tipologia dos resíduos gerados e destinados para locais ambientalmente adequados e licenciados”, explica o assistente executivo da presidência da CETESB, João Potenza. 

Com o Termo de Doação assinado, os técnicos das duas empresas irão elaborar cronograma para o desenvolvimento e entrega de três produtos: SIGOR Módulo Logística Reversa; Atualização e Melhorias do SIGOR Módulo Construção Civil; e o Aplicativo de celular para RCC – Resíduos da Construção Civil. Algumas entregas estão previstas para ocorrerem até o final deste ano.