CBA desenvolve projeto na Zona da Mata mineira

13/06/2022
Na primeira etapa foram plantadas mais de 460 mudas de espécies nativas em Miraí, na Zona da Mata Mineira. 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Instituto Votorantim e a Reservas Votorantim iniciaram o plantio de mudas por meio do Reflora, projeto voltado para pequenos produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento de áreas utilizadas no passado para atividades de agricultura e agropecuária. Nesta primeira etapa foram plantadas mais de 460 mudas de espécies nativas em Miraí, na Zona da Mata Mineira. 

A iniciativa visa a recuperação de ecossistemas, o incremento da biodiversidade brasileira, a criação de corredores ecológicos, a preservação de recursos hídricos, a possível geração de crédito de carbono florestal e a regularização fundiária de áreas degradadas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP). A expectativa é que mais de 15 mil mudas sejam plantadas na região até o final de 2022. “A forte atuação socioambiental da CBA propicia um ambiente para o nascimento de iniciativas inovadoras, como o Reflora, que vão além da nossa responsabilidade legal e que se conectam com as nossas parcerias valiosas, com destaque para a atuação conjunta com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos continuados trabalhos de restauração florestal”, disse Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da Zona da Mata da CBA. 

O plantio de mudas da parceria é mais uma ação de desenvolvimento das comunidades, conectando o negócio, a academia, o poder público e os proprietários rurais. “Queremos desenvolver as comunidades em que atuamos, ampliando a consciência de todos para a importância da sustentabilidade”, conclui Fonseca.